Referência em produção e distribuição do óleo obtido através da palma, a Brasil BioFuels (BBF) fará, em 2025, a inauguração de sua biorrefinaria em Manaus. Conforme projeções divulgadas pela empresa, após o início das atividades em sua capacidade máxima, a planta fabril terá capacidade de processamento de 500 milhões de litros anuais do óleo de palma.
Ao todo, serão investidos R$ 2,2 bi na biorrefinaria em Manaus pela BBF, que prevê a contratação de 120 funcionários para atuarem na fábrica localizada na capital amazonense.
Com foco nos biocombustíveis, a biorrefinaria da BBF terá dois eixos de atuação: o tratamento do Combustível Sustentável de Aviação (SAF) e o Diesel Verde (HVO). De acordo com estudos, a utilização do SAF em substituição ao querosene, utilizado no abastecimento de aeronaves, pode zerar a emissão de enxofre e reduzir em até 80% o nível de CO2 lançado na atmosfera.
Segundo o CEO da BBF, Milton Steagall, a construção da biorrefinaria em Manaus é um novo passo em prol da descarbonização na Amazônia.
“Tanto o HVO quanto o SAF são uma solução “drop-in”, ou seja, podem ser misturados ao combustível de origem fóssil e substituir, de forma integral e imediata, o diesel e o querosene de aviação, respectivamente, sem necessidade de adaptações. [Estamos] concentrando as atividades no Norte do país e, ao mesmo tempo, gerando emprego e renda. Nosso modelo de negócio demonstra que a própria região nos oferece as soluções sustentáveis para substituir os combustíveis fósseis.”, afirmou.
Em um comunicado divulgado pela International Air Transport Association (IATA), instituição que representa 83% das companhias aéreas, no ano passado foram produzidos mais de 300 milhões de litros de combustível SAF – um acréscimo de 200%, se comparado a 2021. Ainda conforme o documento, em 2022 houve 450 mil viagens comerciais cujo abastecimento da aeronave foi através da SAF.
Outros países e blocos econômicos globais já incentivam o uso de combustíveis sustentáveis. No Reino Unido, até 2030, 10% das viagens serão feitas com o SAF – número este que chegará a 75%, em 2050. Nos Estados Unidos, há uma política de incentivo fiscal e subsídio de projetos em prol da redução de emissões de CO2 em 35%, nos próximos quinze anos.
Aqui no Brasil, em 2019, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) divulgou duas resoluções sobre a adoção, o uso e o controle de qualidade dos novos combustíveis sustentáveis. A meta, até 2035, é que o Brasil seja uma das referências mundiais em SAF.
Fundada em 2008, a Brasil BioFuels está presente em cinco dos sete estados da região Norte do Brasil. Segundo dados fornecidos pela instituição, a BBF possui à disposição 68 mil hectares para o cultivo, manejo, processamento do óleo de palma, sendo 60 mil ha distribuídos em quatro municípios paraenses (Acará, Concórdia, Moju e Tomé-Açú) e 8 mil ha na cidade roraimense de São João da Baliza.
Em 2022, foram produzidas 147 mil toneladas do óleo de palma pela empresa. No total, a BBF possui 24 mil postos de trabalho – distribuídos entre colaboradores diretos e indiretos.
Além das atividades comerciais, a BBF possui no campo social uma parceria com uma operadora de serviços móveis para instalação em onze municípios do Pará de 23 antenas que captam a rede 4G. Em outro projeto, localidades não-interligadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN) recebem o fornecimento de energia elétrica por meio de usinas termelétricas.
A multinacional chinesa BYD, conhecida por sua atuação em tecnologia limpa e veículos elétricos, está…
A Arteris, uma das principais empresas de concessão de rodovias no Brasil, anunciou um novo…
A gigante do comércio eletrônico Amazon anunciou a abertura de mais de 10 mil vagas…
A Stone, uma das maiores empresas de tecnologia e serviços financeiros do Brasil, está com…
A Azul Linhas Aéreas, uma das principais companhias aéreas do Brasil, anunciou recentemente a abertura…
A Solar Coca-Cola, uma das maiores engarrafadoras do Sistema Coca-Cola no Brasil, está oferecendo vagas…