O combustível produzido através de óleos vegetais e diesel é chamado de biodiesel, contudo, ele também pode ser produzido com diferentes matérias-primas. O etanol é um exemplo famoso de biodiesel aplicado como combustível para a substituição do óleo diesel.
De acordo com a definição da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o biodiesel é diferente do diesel tradicional. Visto que o diesel tradicional é um combustível de origem fóssil, gerado através da destilação petrolífera. 80% do biodiesel produzido no país é oriundo da soja, inclusive este fato contribui para a produção nacional.
A produção do biodiesel, de forma sucinta, ocorre através do óleo que é retirado das plantas, misturado com metanol e estimulado através de um catalisador, provocando assim uma reação química. A separação do óleo da glicerina é um processo de filtragem do biodiesel.
Contudo, para que essa matéria seja misturada ao diesel, é preciso atender as especificações técnicas determinadas pela ANP. Dessa forma, essa mistura pode ser utilizada em máquinas, equipamentos, motores etc.
A mistura de biodiesel no diesel tem atraído a atenção de diversos setores, tornando-se uma mistura comum no país. Vale destacar que o aumento da porcentagem relacionada à mistura é previsto em lei. De acordo com dados nacionais da ANP, a mistura de biodiesel no diesel passou a ser de 13%. O volume oficial aprovado no que tange a gestão de biodiesel no diesel é de até 15%, considerando o consumidor final.
Segundo informações oficiais, o aumento de mistura de biodiesel no diesel será gradual até 2023, chegando ao limite preestabelecido de 15%. Em 2021, o percentual legal passou de 12% para 13%. 80 milhões de barris de diesel são importados anualmente no país. Desse modo, a mistura no biodiesel é uma possibilidade que agrega ao setor.
Tal como ocorre no óleo diesel, bactérias também podem se fazer presentes no biodiesel. No entanto, como o biodiesel possui menos enxofre na composição, pode ocorrer o favorecimento das bactérias, considerando o surgimento de água. A contaminação por bactérias deve ser eliminada. Visto que, por exemplo, pode diminuir a vida útil de motores e contribui para o desgaste de peças importantes, como bicos, injetores e bombas.
Portanto, essa contaminação eleva o custo de manutenção, ao passo que também a torna mais frequente. As bactérias no biodiesel causam a deterioração do óleo, oxidação de bombas e motores de injeção, troca constante de filtros, falha de máquinas e motores, reduzindo a vida útil de aparelhos e elevando o custo de consumo.
As bactérias no biodiesel ocorrem pela água no combustível. Por isso, a presença constante da água contribui para a contaminação, que pode ocorrer por condensação, falhas no abastecimento e limpeza inadequada.
Algumas ações podem eliminar as bactérias do biodiesel, dentre as quais estão a avaliação constante, o monitoramento do biodiesel, o processo de microfiltragem, dentre outros cuidados pertinentes às normas técnicas. Assim sendo, o biodiesel é altamente sustentável e fomenta a economia nacional, sendo um produto muito relevante para o país em diversos aspectos.
O Hospital Albert Einstein, referência no setor de saúde, está com vagas de emprego abertas…
A Alupar, referência no setor de energia, está com vagas de emprego abertas para diversos…
A Amaggi possui novas vagas de emprego disponíveis para profissionais de vários perfis e estados.…
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) abriu as inscrições para o Processo Seletivo 2025, oferecendo…
A Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM-SP) abriu o concurso público para preenchimento…
O SUV Citroën C3 Aircross, modelo de sete lugares fabricado no Brasil, foi recentemente avaliado…