A Bem Brasil, fabricante de batata pré-frita e congelada, está planejando um grande investimento em uma nova fábrica para garantir seu crescimento contínuo e atender à crescente demanda. O CEO da empresa, Dênio Oliveira, revelou que a região Nordeste do Brasil está sendo considerada como o possível destino para essa terceira fábrica, mas o local definitivo ainda está em avaliação.
Nos últimos três anos, a Bem Brasil tem registrado um crescimento acima da média do mercado, mantendo-se como líder com 50% de participação nacional no acumulado de 2023, de acordo com pesquisa da Comex Stat. A empresa ostenta o maior índice de frequência de compras nos supermercados, conforme relatório da consultoria Kantar.
Atualmente, a sede da Bem Brasil está localizada em Perdizes, no Alto Paranaíba (MG), e a empresa gera 1,3 mil empregos diretos e 4 mil indiretos nas cidades de Perdizes e Araxá, no Triângulo Mineiro. O investimento da empresa em expansão é um reflexo de sua presença constante no mercado e da alta demanda por seus produtos.
Com a nova fábrica em vista, a Bem Brasil planeja ampliar suas exportações, que atualmente representam quase 4% de sua produção. A meta é alcançar 10% de exportação até 2027. A empresa já exporta para países da América do Sul, como Uruguai, Paraguai, Bolívia e Peru, e também para outros continentes, incluindo Japão, Taiwan, Vietnã e Estados Unidos.
O aumento do consumo interno de batatas tem favorecido o crescimento da Bem Brasil. Dênio Oliveira destaca que, quando a empresa foi fundada em 2006, o consumo de batatas congeladas no Brasil era de apenas 0,5 kg por pessoa por ano. Hoje, esse número já está próximo de 4 kg, graças, em parte, ao trabalho da Bem Brasil em fomentar o consumo desse produto.
A pandemia também teve um impacto positivo no aumento do consumo, à medida que as pessoas passaram mais tempo em casa e buscaram produtos de preparo rápido. A popularização da airfryer também contribuiu para a demanda crescente por produtos como os da Bem Brasil.
Para o ano corrente, a Bem Brasil espera registrar um crescimento de 10% em volume em comparação com o ano anterior, atingindo um faturamento de R$ 3,5 bilhões, representando uma expansão de quase 30% em relação a 2022, quando o faturamento foi de R$ 2,7 bilhões. Apesar de ligeiramente abaixo das expectativas, a empresa considera esse desempenho bastante expressivo, considerando que vendeu mais de 400 mil toneladas de batatas em 2023.
Dênio Oliveira ressalta que a capacidade de armazenagem da Bem Brasil é um dos principais diferenciais da empresa. Com a capacidade de produzir 500 mil toneladas de produto por ano, a empresa pode atender a demanda durante todo o ano, mesmo após o término da safra de batatas. Os silos refrigerados da empresa armazenam 400 mil toneladas de batata in natura, permitindo operações contínuas.
A Bem Brasil, embora conhecida principalmente por suas batatas pré-fritas e congeladas, expandiu seu portfólio para incluir 20 produtos, incluindo polenta e anéis de cebola. A empresa acredita que o mercado de anéis de cebola tem potencial para crescimento, assim como ocorreu com as batatas congeladas.
Ao longo de seus 17 anos de atuação no mercado, a Bem Brasil mantém um forte compromisso com a sustentabilidade. A empresa adota práticas de economia circular, utilizando biogás dos resíduos das batatas em suas caldeiras e reaproveitando a água na irrigação das plantações. A empresa também tem em vista eliminar o uso de aterros sanitários, sendo 99,9% aterro zero.
A empresa tem sido reconhecida por seu desempenho produtivo e compromisso com seus colaboradores. Recentemente, a Bem Brasil Alimentos foi premiada no XXV Prêmio Minas — Desempenho Empresarial — Melhores e Maiores Empresas de 2023 na categoria “Agronegócio”. Também conquistou pelo quinto ano consecutivo o selo “Lugares Incríveis para Trabalhar” (LIPT) e a certificação internacional “Great Place to Work” (GPTW), demonstrando sua excelência no ambiente de trabalho.
Com esses planos ambiciosos de expansão e seu compromisso contínuo com a qualidade e sustentabilidade, a Bem Brasil está pronta para enfrentar novos desafios e continuar a ser um líder no mercado de batatas pré-fritas e congeladas. O investimento na nova fábrica é mais um passo em direção ao crescimento e ao atendimento das crescentes demandas dos consumidores e do mercado internacional.
Recentemente, uma imagem viralizou nas redes sociais, mostrando várias unidades da Tesla Cybertruck abandonadas e…
O Grupo Bravante anunciou novas vagas de emprego para diversos perfis, reforçando a expansão de…
A Saipem, uma das principais empresas globais no setor de engenharia e serviços, está com…
A ICM, empresa referência no setor de petróleo e gás, está com vagas de emprego…
O estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública, anunciou a…
O Brasil deu um passo importante para ampliar suas opções de conectividade no país ao…