Você sabia que já existem carros elétricos na China com uma autonomia de 1.000 km com apenas uma carga? A IM Motors, empresa pertencente ao grupo SAIC e parceira de grandes marcas como a General Motors, está prestes a lançar um novo marco na indústria automotiva: o sedã cupê L6. Com uma bateria revolucionária de estado semi-sólido chamada “Lightyear”, este veículo elétrico promete uma autonomia impressionante de até 1.000 km com uma única carga, de acordo com o ciclo de consumo do mercado chinês.
Desempenho e características dos novos carros elétricos prometem mudar o mercado automotivo
O destaque principal do sedã L6 é sua tecnologia de bateria “Lightyear”, que oferece uma composição inovadora permitindo uma construção mais leve e com maior autonomia. Com uma capacidade de 130 kWh, essa bateria opera com até 900 volts e é capaz de receber cargas de até 400 kW, proporcionando 400 km de autonomia em apenas 12 minutos de carga rápida. Comparada às baterias NMC convencionais, a tecnologia “Lightyear” da IM Motors oferece uma autonomia superior e promete revolucionar o mercado de carros elétricos.
Além de sua impressionante autonomia, o sedã L6 da IM Motors oferece um desempenho excepcional. Com um design limpo e elegante, o veículo possui dimensões generosas, medindo 4,93 m de comprimento, 1,96 m de largura e 1,47 m de altura, com um entre-eixos de 2,95 m. Equipado com um sistema de vídeo NVidia, radares Lidar de alta tecnologia, gravação de vídeos a bordo e um sistema semiautônomo, o L6 oferece uma experiência de condução moderna e sofisticada.
Disponibilidade e preços na China
O sedã elétrico L6 da IM Motors já está disponível para venda na China, com preços variando entre R$ 150 mil e R$ 230 mil, dependendo da configuração e dos opcionais escolhidos. Com a produção em massa já iniciada, as entregas estão previstas para começar nos próximos meses, marcando o início de uma nova era na indústria de carros elétricos.
O lançamento do sedã cupê L6 da IM Motors representa um avanço significativo no mercado de veículos elétricos, oferecendo uma combinação única de tecnologia avançada, design elegante e desempenho excepcional. Com uma autonomia de 1.000 km e uma bateria de última geração, este veículo promete atender às demandas da China por uma mobilidade mais sustentável e eficiente.
Mercado brasileiro de carros elétricos apresenta crescimento
A indústria automotiva brasileira registrou um aumento significativo no segmento de veículos eletrificados durante o primeiro trimestre de 2024, de acordo com dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Entre janeiro e março, os carros elétricos puros, conhecidos como BEVs, totalizaram 14.118 novos emplacamentos, representando 2,9% do mercado total de carros 0 km vendidos no período, que foi de 502,2 mil unidades, incluindo os comerciais leves. Esse desempenho mostra um aumento considerável em comparação com todo o ano de 2023, quando foram vendidos 19.277 BEVs, equivalente a 0,9% do total.
Outros tipos de eletrificados
Além dos BEVs, outros tipos de veículos eletrificados também registraram números interessantes no primeiro trimestre de 2024. Os híbridos leves (HEVs) alcançaram uma fatia de 2,4% do mercado, com 11.637 emplacamentos, enquanto os híbridos plug-in (PHEVs) tiveram 10.320 novas unidades vendidas, correspondendo a 2,1% do total.
Apesar do crescimento no mercado de veículos eletrificados, a produção total de veículos 0km teve uma leve retração no primeiro trimestre de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior.
De acordo com a Anfavea, foram produzidas 502,2 mil unidades (entre carros e comerciais leves) entre janeiro e março deste ano, ante 507,5 mil unidades do mesmo período de 2023. Essa diminuição foi mais evidente nos carros, com uma queda de 3,7%, totalizando 401,1 mil unidades, enquanto os comerciais leves apresentaram um aumento de 10,9%, alcançando 101,1 mil unidades produzidas.