Espera-se que o acordo final seja assinado nos “próximos dias” para que o navio possa começar a trabalhar na “primeira semana de setembro” e continuar até o final do contrato em maio de 2020, disse o comunicado da YPF.
O navio deve entregar gás do vasto parque de xisto de Vaca Muerta, no sudoeste do país, para o terminal flutuante de liquefação do porto de Bahia Blanca, na província de Buenos Aires, sul do país, para transportar compradores para os mercados mundiais, disse ele.
Marcos Brown, vice-presidente executivo de gás e energia da YPF, disse que o acordo permitiria à YPF “exportar o excedente para meses de baixo consumo local”.
A demanda por gás na Argentina varia de 100 milhões de M3 / dia nos meses mais quentes de outubro a abril e de 140 a 160 milhões de M3 / dia nos meses frios de maio a setembro, com valores máximos de até 180 milhões de M3 / dia. Segundo Enargas, o regulador nacional de gás. Com um volume de produção nacional de 132 milhões de m³ / dia, isso significa que há potencial para exportação na estação quente.
Esse potencial deve aumentar à medida que a produção se recupera de um baixo nível de 113,7 milhões de m³ / dia em 2014, devido ao desenvolvimento da Vaca Muerta, uma das maiores amostras de xisto do mundo.
Vaca Muerta levou a um aumento anual de 12% na produção de gás em Neuquen, onde a maior parte do gás é produzida, em junho, para 76,83 milhões de M3 / dia. Este é o maior desde setembro de 2005, disse o governo da província do sudoeste. quinta-feira ,
Segundo a YPF, o navio da Excelerate terá 138 mil metros cúbicos de armazenamento de GNL e a carga levará 45 dias.
A YPF informou que planeja exportar uma média de 2,5 milhões de m3 / dia de GNL de um terminal flutuante, que, juntamente com os planos de aumentar as vendas para o Brasil, Chile e Uruguai, ajudará a apoiar o crescimento da produção de gás. em Vaca Muerta.
Houve advertências de que o crescimento pode parar se novos mercados não forem encontrados e mais capacidade de dutos não for construída para exportar o produto.
Está prevista a construção de um novo gasoduto com capacidade de 40 milhões de m³ / dia, e a YPF está trabalhando em planos para construir um terminal de liquefação de solo, o que ajudará a aumentar as vendas globais. A YPF disse que planeja anunciar o projeto de quatro a cinco anos antes do final do ano.
O foco será a venda de GNL na Ásia, disse o presidente da YPF, Miguel Gutierrez, em uma conferência sobre energia em junho.
A Argentina tem uma vantagem competitiva como fornecedora para o hemisfério sul: seu “pico de potencial de produção de GNL” durante os meses de verão “coincide com a alta demanda de inverno por serviços públicos na Ásia”, segundo a consultora Wood Mackenzie.
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