NOTÍCIAS

Arco Norte do Brasil em foco: Plataforma WLP de Dubai mira na ampliação da logística de exportação

Em meio ao crescimento da rota comercial do agronegócio brasileiro para os países árabes, o Arco Norte aparece como uma rota estratégica para impulsionar a exportação nacional. Através da plataforma World Logistics Passport (WLP) do governo de Dubai, o agro brasileiro poderá ampliar fortemente suas parcerias nos próximos anos. Com foco em grãos, frutas e produtos halal, a WLP está buscando implementar uma hidrovia que conecte a região aos portos do Oriente Médio. A iniciativa visa reduzir custos de logística e agilizar o escoamento de mercadorias do Brasil aos países árabes.

Arco Norte pode ser uma jornada promissora para a exportação no Brasil

Após consolidar parcerias com portos no Sul e Sudeste do Brasil, a World Logistics Passport (WLP), plataforma do governo de Dubai dedicada ao comércio global, concentra agora sua atenção no Arco Norte como a próxima rota estratégica para expandir as exportações de produtos brasileiros para o mundo árabe. Os planos da WLP para o Arco Norte têm como foco os embarques de grãos, frutas e produtos halal do Brasil, alinhados às necessidades islâmicas em sua produção.

A missão do senador Irajá (PSD-TO) ao Oriente Médio incluiu a apresentação de um projeto ao governo de Dubai para a implementação de uma hidrovia que conecte o Arco Norte aos portos da região, otimizando a exportação de mercadorias. Mahmood Al Bastaki, gerente geral da WLP, expressou interesse no projeto, destacando que a iniciativa contribuiria significativamente para a redução dos custos de transporte e logística de grãos para os Emirados Árabes.

A proposta visa implantar 1,2 mil quilômetros de hidrovias pelos rios Tocantins e Araguaia, com a estimativa de diminuir pela metade os gastos de transporte de uma tonelada de soja em comparação à logística de transporte por caminhão até o porto de Santos. Embora a parceria ainda dependa da definição dos investidores, o senador Irajá ressaltou que o projeto já foi aprovado na Comissão de Infraestrutura do Senado.

A expectativa é que o mesmo entre no orçamento da União de 2024. Essas discussões não apenas fortalecem os laços comerciais entre Brasil e Emirados Árabes, mas também respondem aos planos governamentais dos países do Golfo, conhecidos como “Visões 2030”, que visam impulsionar a produção local de alimentos e sua exportação.

Demanda pela exportação de insumos agrícolas traz o foco da WLP de Dubai para o Arco Norte

Tamer Mansour, secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, destacou que a crescente demanda por insumos produtivos, como produtos do complexo soja e milho, está abrindo novas oportunidades para a exportação brasileira. Além dos grãos, os países do Golfo expressam interesse em alimentos de preparo rápido, laticínios, frutas, vegetais e produtos orgânicos certificados. A WLP de Dubai vem fortalecendo sua presença no Brasil através de parcerias estratégicas. 

Recentemente, a plataforma de Dubai uniu forças com a operadora de logística portuária Wilson Sons, responsável pelo Terminal de Contêineres do Porto de Salvador, na Bahia. Essa colaboração visa agilizar o escoamento de produções, reduzindo os custos de frete terrestre e marítimo.

Além disso, ela assinou um acordo com o Consórcio do Nordeste e a certificadora Fambras para incorporar os Estados da região na rota de desenvolvimento de mercadorias halal. Atualmente, o Nordeste representa apenas 3% das exportações para os Emirados, e o esperado é que esse acordo promova a qualificação, especialmente de ovinos e caprinos.

Al Bastaki ressaltou que a atuação de Dubai no Brasil, por meio da WLP, visa não apenas atender à demanda interna por grãos, mas também transformar o país em um ‘hub’ de exportação de produtos essenciais para o Oriente Médio, África e Ásia. Agora, resta ao Arco Norte estreitar os laços com o país do Oriente Médio para aproveitar as oportunidades de logística e exportação.

Andriely Medeiros

Ensino superior em andamento. Escreve sobre Petróleo, Gás, Energia e temas relacionados para o PetroSolGas.

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

11 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

11 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

11 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

11 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

11 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

11 meses ago