Foto: Arauco/Reprodução
A empresa chilena Arauco está com planos de construir uma nova fábrica de celulose no município de Inocência, no MS. O investimento, que visa gerar milhares de vagas de emprego, está previsto no valor de R$ 15 bilhões e a obra tem previsão para ser iniciada já em 2025. O assunto foi discutido durante esta semana em uma visita da equipe da empresa ao Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS). Os representantes da Arauco foram recebidos pelo chefe de gabinete da presidência da Fiems, Robson Del Casale.
Na avaliação de Robson, essa aproximação é essencial, tendo em vista que a Federação possui experiência para auxiliar a empresa nesse processo de construção da fábrica de celulose.
Segundo o executivo, a Fiems está aqui como interlocutora para colaborar com a chegada deste empreendimento que visa gerar diversas vagas de emprego com cursos de qualificação e consultores, que consequentemente podem gerar novas possibilidades de investimentos para o estado. A empresa espera que essa parceria gere muitos frutos até a implantação da fábrica.
O grupo Arauco anunciou a construção da fábrica de celulose em junho, com o empreendimento tendo capacidade para processar 2,5 milhões de toneladas de celulose por ano. Além disso, a obra deve gerar empregos para 12 mil trabalhadores no pico da construção, com término previsto para o primeiro trimestre de 2028.
Quando entrar em operação, a unidade da Arauco deve gerar cerca de 250 empregos diretos e 300 indiretos apenas na planta industrial, enquanto no setor florestal devem ser gerados cerca de 1,8 mil empregos.
Desta forma, durante a visita, equipes técnicas do Senai e Sesi também apresentaram as possibilidades de atendimento do Sistema Indústria quanto à qualificação dos profissionais que serão empregados.
Segundo Mário Neto, diretor de novos negócios da Arauco, o planejamento para a instalação da nova fábrica de celulose será com base em um projeto sustentável e estruturado. Um dos pontos principais de seu planejamento é o ESG ( Governança ambiental, corporativa e social), ter um projeto sustentável estruturado em parcerias sólidas para o MS.
O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, presente na reunião, afirmou que o MS já está se preparando para os investimentos que serão demandados com a chegada da nova fábrica de celulose da Arauco e os impactos que o empreendimento pode gerar para o município.
Ainda de acordo com Verruck, o governo está em mais uma fase de reuniões. Este projeto foi anunciado há quatro meses e pretende fortalecer Mato Grosso do Sul como vale da celulose.
Já foi apresentado todo o planejamento do plano diretor para entendimento dos impactos no município, dessa forma, será possível que o poder público aplique novos investimentos, como, por exemplo, melhorias na rodoviária MS-377, com a instalação da terceira pista para suprir a demanda de caminhões e, principalmente, começar o processo de preparação das pessoas para atender as demandas das obras. Desta forma, o MS caminha para fortalecer seu posicionamento mundial no setor de celulose.
Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…
A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…
A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…
A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…
A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…
Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…