A Saudi Aramco, maior exportadora de petróleo do mundo, assinou contratos de US $ 18 bilhões para aumentar a capacidade de produção em dois campos de petróleo offshore, embora o Reino e seus parceiros da Opep limitem a produção.
A companhia petrolífera estatal da Arábia Saudita acrescentará 550 mil barris por dia de produção bruta aos seus campos de Marjan e Berri, informou a empresa nesta terça-feira.
Isso aumentará a capacidade de produção de gás natural nos campos em 2,5 bilhões de barris por dia. Segundo o relatório, a Aramco assinou 34 contratos, metade dos quais com empresas sauditas. McDermott International Inc., Saipem SpA da Itália, Subsea 7 SA, registrada na Noruega, Tecnicas Reunidas SA da Espanha e China Petroleum & Chemical Corp. estavam entre as empresas que ganharam contratos, segundo foto tirada pela Aramco na cerimônia de assinatura do contrato. Indian Larsen & Toubro Ltd. e a sul-coreana Hyundai Engineering & Construction Co. também fez negócios.
O aplicativo em si não identificou as 16 empresas que receberam os contratos, nem indicou quando os projetos Marjan ou Berri seriam concluídos.
Capacidade adicional
A Aramco, oficialmente conhecida como Arábia Saudita Oil Co., planeja encomendar 1 milhão de barris de petróleo na Internet até 2023 para compensar a redução em outros campos. A Aramco planeja manter a capacidade de produção de 12 milhões de barris por dia, apesar da produção regular de cerca de 10 milhões de barris por dia.
A Arábia Saudita, que possui as maiores reservas mundiais de petróleo convencional, há muito tempo usa suas ricas reservas para ajudar a equilibrar os mercados globais de petróleo. Riyadh procura manter alguma capacidade disponível pronta e disponível para uso rápido, a fim de responder rapidamente a qualquer escassez. A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados, incluindo a Rússia, concordaram neste mês em cortar a produção em 2020 para tentar aumentar os preços em meio ao aumento da oferta para os Estados Unidos.
“Esses dois programas aumentarão significativamente a capacidade de produção e processamento de gás da Saudi Aramco”, disse o CEO Amin Nasser. A expansão ajudará a atender à demanda crescente de petróleo a longo prazo, disse ele.
De acordo com a declaração, o desenvolvimento de Marjan adicionará 300 mil barris por dia de mistura Aramco Arábica. O projeto Berri fornecerá 250.000 barris por dia de capacidade adicional para o óleo Arabian Light. A Aramco produz mais luz árabe do que qualquer outro tipo.