Home NOTÍCIAS Arábia Saudita sugere US $ 75 para o preço do barril petróleo

Arábia Saudita sugere US $ 75 para o preço do barril petróleo

by Marcelo Santos
Pergunte à Arábia Saudita sobre seu preço preferido de petróleo e o reino dirá que não tem meta.

Mas uma olhada nos pronunciamentos sobre o mercado de petróleo do maior exportador de petróleo do mundo este ano aponta para uma aspiração de preço do petróleo de cerca de US $ 70 por barril.

O líder de fato da OPEP provavelmente não se importaria com os preços do petróleo subindo para US $ 75 por barril e além.

Mas isso tem um problema. Assim que os preços aumentam, o presidente Donald Trump aparece, muitas vezes no Twitter, para instar a Arábia Saudita a baixar os preços.

Há muito tempo, a Opep entende o impacto que algumas palavras podem ter nos repórteres de um hotel ou no telefone, sobre o preço do petróleo, muitas vezes chamado de “jawboning” pelos analistas.

Como resultado, os preços ficaram entre US $ 60 e US $ 75 por barril este ano, apesar da volatilidade do mercado financeiro e das grandes paralisações na oferta de petróleo, impulsionadas principalmente pelas sanções dos EUA ao Irã e à Venezuela.

A OPEP é responsável por cerca de um terço da oferta mundial e os comentários de autoridades não identificadas com informações sobre os níveis de produção não divulgados anteriormente ou orientações futuras sobre a política da OPEP podem mover os preços de forma bastante significativa.

A Opep e a Arábia Saudita não têm uma meta de preço oficial, mas fontes dizem que Riad quer que o petróleo seja de pelo menos US $ 70.

Intervenções verbais da OPEP e fontes sauditas neste ano parecem apoiar isso.

Somente em abril, com o Brent perto de US $ 75, segundo comentários da Reuters, uma fonte da OPEP com informações sobre a produção saudita fez um comentário que provavelmente esfriará os preços. Pelo menos cinco outros comentários com petróleo entre US $ 70 e US $ 57 foram favoráveis ​​ao preço.

“A Arábia Saudita está empenhada em fazer o que for preciso para manter o mercado equilibrado no ano que vem”, disse um funcionário saudita, que pediu para não ser identificado pelo nome, em 8 de agosto, um dia depois de o Brent ter caído abaixo de US $ 56. Janeiro.

O comentário ajudou a elevar os preços do petróleo 2% acima naquele dia.

A OPEP vem reduzindo a produção desde o início de 2017 e os traders dizem que esperam que a Arábia Saudita reduza ainda mais a produção, em meio à desaceleração da demanda global por petróleo.

“O cartel do petróleo está bem treinado na prática de levantar o sentimento e estabilizar os mercados de energia em tempos de problemas”, disse Stephen Brennock, do corretor de petróleo PVM dos comentários da Arábia Saudita.

“Desta vez não foi diferente e liderar a frente, como sempre, foi o líder de fato do grupo, a Arábia Saudita”, disse Brennock, referindo-se aos comentários de 8 de agosto.

Enquanto isso, Trump tem instado a Arábia Saudita, aliada dos EUA, a baixar os preços e compensar uma queda nas exportações do Irã. Seus comentários sobre a OPEP tiveram, às vezes, um impacto ainda maior sobre os preços do que os próprios da Opep.

“Os preços da gasolina estão caindo. Eu liguei para a Opep, eu disse que você tem que derrubá-los “, disse Trump a repórteres em 26 de abril, um dia depois de o Brent atingir US $ 75,60, o maior valor este ano.

O petróleo caiu 3% no dia em que os comentários de Trump deram impulso a uma liquidação.

Com os preços caindo abaixo de US $ 70 e US $ 60, a frequência dos comentários de origem da OPEP que provavelmente sustentam os preços aumentou. Com preços bem abaixo de US $ 75, Trump diminuiu sua pressão pública sobre a OPEP.

Veja também