Categorias PETRÓLEO

Arábia Saudita pede à OPEP + que corte ainda mais a produção de petróleo

A Arábia Saudita exortou seus colegas membros da OPEP e seus parceiros fora do cartel a aprofundar sua produção de petróleo para acelerar o reequilíbrio dos mercados de petróleo, relata a Reuters, citando a Agência de Imprensa Saudita.

“As iniciativas do Reino da Arábia Saudita visam instar os países participantes do acordo da OPEP + e outros países produtores a aderirem às taxas de corte e proporcionar mais redução na produção, a fim de contribuir para restaurar o equilíbrio desejado dos mercados globais de petróleo” uma declaração do governo era lida.

O Reino Unido anunciou anteriormente que aumentaria sua própria cota de corte em até 1 milhão de bpd para 7,5 milhões de bpd para sustentar preços deprimente- mente baixos que já custaram à Aramco 25% de seus lucros no primeiro trimestre, em combinação com os efeitos do coronavírus pandemia.

Com a queda nas receitas do petróleo, o governo saudita teve que recorrer a algumas medidas impopulares, como um aumento de três vezes no imposto sobre valor agregado, uma suspensão do subsídio de custo de vida que introduziu em 2018 e a redução dos gastos públicos em mais de US $ 26 bilhões.

O preço do barril de petróleo Brent caiu 65,6% no primeiro trimestre, sob a pressão combinada do aumento da produção, notadamente da Arábia Saudita, bem como de sua frágil inimiga da OPEP +, a Rússia, e a pandemia de coronavírus, que deu uma mordida sólida na global demanda de petróleo. Como resultado, a Arábia Saudita se viu com milhões de barris de petróleo temporariamente não-vendável.

Em abril, a OPEP + concordou em reduzir sua produção combinada de petróleo em 9,7 milhões de bpd, a partir deste mês. No entanto, o tamanho do corte acabou sendo muito baixo para os mercados de petróleo, e as notícias não tiveram um efeito duradouro nos preços, enquanto a tendência de queda se intensificou à medida que a pandemia de petróleo esmagado demanda globalmente.

Roberto Vieira

Roberto possui grande experiência no setor petrolífero, atuante em grandes empresas como, Petrobras, Shell e Exxon Mobil, viu de perto o que se passa no dia a dia de uma grande empresa e sempre está atento a tudo que acontece nesse setor. Contato: robertovieira@petrosolgas.com.br

Postagens Recentes

Instituto Federal Baiano abre inscrições para cursos técnicos gratuitos EAD: Garanta já sua vaga!

O Instituto Federal Baiano — IFBAIANO está com as inscrições abertas para os cursos técnicos…

12 horas ago

Empresas estão com vagas de emprego abertas no Norte e Nordeste do Brasil: Confira algumas das oportunidades disponíveis

Em busca de novas oportunidades profissionais? A SERHUM RH, companhia referência no ramo de recursos…

13 horas ago

Multas de trânsito no Brasil: Conheça as infrações que podem lhe custar mais de R$ 17 mil

O Código de Trânsito Brasileiro é claro: as infrações cometidas nas vias do país são…

13 horas ago

GWM revoluciona mercado brasileiro com o Haval H4, o primeiro carro híbrido flex plug-in do país

A GWM (Great Wall Motors), renomada marca chinesa de veículos, está prestes a mudar o…

13 horas ago

Analista, Inspetor, Técnico e mais! Conheça as vagas de emprego abertas na Qualidados

Com o mercado em constante movimento, a Qualidados, empresa líder no setor de engenharia e…

13 horas ago

Norueguesas Statkraft e Scatec firmam parceria para impulsionar energia solar em Minas Gerais

No cenário da energia solar brasileira, um novo capítulo promissor se inicia com o anúncio…

14 horas ago