PETRÓLEO

Arábia Saudita não tem planos de repetir a crise do petróleo de 1973

(Bloomberg) – A Arábia Saudita não tem intenção de usar sua riqueza petrolífera como uma ferramenta política na controvérsia sobre a morte do jornalista Jamal Khashoggi, e o reino planeja aumentar a produção de petróleo novamente em breve.

“Durante décadas, usamos nossa política de petróleo como uma ferramenta econômica responsável e a isolamos da política”, disse o ministro da Energia, Khalid Al-Falih, em entrevista à agência russa de notícias TASS, publicada na segunda-feira. “Então, vamos esperar que o mundo lide com a crise política, incluindo a que tem um cidadão saudita na Turquia, com sabedoria”, disse ele.

Os comentários de Falih vêm poucos dias depois de a Arábia Saudita dizer que Khashoggi, um crítico do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, foi morto no consulado do país em Istambul. Embora o relatório oficial tenha recebido elogios do presidente dos EUA, Donald Trump, muitos políticos e líderes na América e na Europa questionaram a explicação oficial de que ele foi acidentalmente morto em uma briga. Isso contradiz os detalhes vazados por oficiais turcos dizendo que o jornalista foi assassinado.

O incidente prejudicou a imagem do reino como um centro de investimento futuro, com líderes empresariais globais do Goldman Sachs Group Inc. para a Uber Technologies Inc., se distanciando do príncipe Mohammed e abandonando os planos de participar de seu fórum de negócios nesta semana.

Promessa de Produção

Na semana passada, a Arábia Saudita prometeu retaliar quaisquer medidas punitivas ligadas ao destino de Khashoggi, alimentando preocupações com a alta do preço do petróleo. Al-Falih disse que não há intenção de repetir o embargo de petróleo de 1973, no qual o reino e vários aliados regionais espremeram suprimentos para os EUA e Europa em retaliação por seu apoio a Israel.

A Arábia Saudita está pronta para aumentar sua produção para 11 milhões de barris por dia “em um futuro próximo” e tem a capacidade de elevar a produção para até 12 milhões de barris por dia, se o mercado assim o exigir, disse Al-Falih. O mundo precisa mostrar sua apreciação dos esforços e do investimento saudita multibilionário que tornou isso possível, acrescentou.

Existem limites para a capacidade do reino de responder, disse Al-Falih. Se a lacuna de oferta criada pela ruptura na Líbia, Nigéria, Venezuela – bem como as sanções dos EUA contra o Irã – crescessem até 3 milhões de barris por dia, a Arábia Saudita precisaria explorar suas reservas de petróleo, disse ele.

O trabalho conjunto entre a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e os produtores de petróleo não-OPEP precisa continuar a longo prazo, disse Al-Falih. Ele espera que o acordo de cooperação, assinado inicialmente no final de 2016, seja prorrogado em dezembro, em uma reunião em Viena. O acordo “nos permitirá intervir para reequilibrar o mercado em qualquer momento adequado a partir de janeiro”, disse ele.

Após concordar, no final de 2016, em cortar a produção para eliminar o excesso de oferta e aumentar os preços, muitos membros e aliados da Opep, incluindo a Rússia, estão aumentando a produção para compensar as interrupções na Venezuela e no Irã. Ainda é cedo para dizer que estratégia o grupo adotará em 2019, dadas as incertezas atuais, disse Al-Falih.

“Se a oferta for muito longa, poderemos cortar”, disse Al-Falih. “Se a oferta é curta, temos que ser capazes de responder.”

Bruna Carla

Apaixonada por gestão de pessoas, possuo ampla experiência no setor de Recrutamento e Seleção com foco em entrevista por competência, voltado para o setor offshore. Prestadora de serviço para várias empresas em Macaé. Graduada em Recursos Humanos pela UNIESSA, e MBA em Gestão de Pessoas pela FMU. brunacarla@petrosolgas.com.br

Postagens Recentes

Com vagas de emprego imperdíveis, Grupo Bravante abre novo processo seletivo para profissionais de todo o Brasil

O Grupo Bravante anunciou novas vagas de emprego para diversos perfis, reforçando a expansão de…

3 minutos ago

ICM Group abre muitas vagas de emprego e busca se destacar ainda mais no setor de petróleo mundial

A ICM, empresa referência no setor de petróleo e gás, está com vagas de emprego…

22 minutos ago

Polícia Militar abre concurso público com 335 vagas para oficiais e soldados – garanta sua vaga e concorra a até R$ 9.236,39 de salário!

O estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública, anunciou a…

30 minutos ago

SpaceSail e Brasil fecham acordo e desafiam a liderança de Elon Musk em satélites no país

O Brasil deu um passo importante para ampliar suas opções de conectividade no país ao…

47 minutos ago

Processo seletivo com 216 oportunidades de emprego está aberto na MRV! Seleção busca candidatos de ensino médio, técnico e superior completo

A MRV Engenharia, uma das maiores empresas de construção civil do Brasil, está com um…

3 horas ago