ENERGIA

Após GE Renewable Energy deixar o Brasil, turbinas eólicas podem encarecer e atrair novas empresas

A decisão da americana GE Renewable Energy de suspender a produção de novas turbinas eólicas no Brasil apertará a oferta nacional de equipamentos em momento de aquecimento dos investimentos na energia eólica, gerando preocupações com escassez de máquinas e aumentos de preços no setor, afirmam quatro fontes ao Scoop by Mover.

GE Renewable Energy é líder na indústria de energia eólica

De acordo com fontes, que falaram ao Scoop em condição de anonimato e incluem executivos de empresas de geração de energia eólica, consultores e desenvolvedoras de projetos, o movimento da empresa também pode impulsionar a chegada de fornecedoras chinesas no mercado, que têm buscado contratos no Brasil e até avaliado a instalação de fábricas em território brasileiro.

Apesar de que estivesse perdendo sua participação no mercado de turbinas eólicas nos últimos anos, a GE Renewable Energy é líder da indústria de equipamentos eólicos no Brasil, se considerados apenas empreendimentos em operação, de acordo com ranking da consultoria EPowerBay. 

Segundo a fonte, a saída da GE Renewable Energy abala muito o mercado e outra fonte afirma que já estava difícil conseguir máquinas, com a saída da empresa esse processo se tornara cada vez mais difícil. 

Com certeza as turbinas eólicas devem subir o preço, porque os outros fabricantes vão se aproveitar. A empresa já não estava tão competitiva no mercado, entretanto, de fato não é bom reduzir a oferta enquanto há uma grande demanda por energia eólica.

Orçamento médio para a instalação de uma usina de energia eólica aumentou

Além da grande demanda no Brasil e no mundo, a indústria eólica está passando por um grande salto de custos, por conta de um desarranjo de cadeias globais de produção e encarecimento de materiais, como as turbinas eólicas.

O orçamento médio para a instalação de um parque eólico subiu em 30% com a pandemia e guerra na Ucrânia. A GE Renewable Energy não informou detalhes para o fim da produção no país, entretanto a companhia anunciou que sua divisão de energias renováveis passará por uma reestruturação, que vem em meio a prejuízos e aumentos de custos.

As fábricas no Brasil seguem operando para suprir as demandas de contratos já assinados, inclusive para prestação de serviços, afirma a empresa.

Impactos gerados no setor de energia eólica após a saída repentina da GE

O fim da produção de turbinas eólicas da GE Renewable Energy no país impactará negativamente a competitividade da companhia, tendo em vista que o conteúdo nacional permite aos clientes financiar os equipamentos em bancos públicos, como o BNDES.

De acordo com a fonte da GE, há dois chineses entrando no mercado nacional, são esses a Goldwind e Mingyang, que estão com propostas agressivas.

A Goldwind é a segunda maior produtora global de equipamentos de energia eólica, segundo a Bloomberg New Energy Finance, enquanto a MingYang ocupa a sétima posição, com força também no setor offshore, turbinas eólicas para instalação em alto mar.

Procuradas, elas não responderam pedidos de comentário sobre o apetite pelo Brasil. De acordo com Sérgio Araújo, coordenador de atração de empreendimentos industriais estruturantes da Secretaria de Desenvolvimento do Ceará, a Goldwind está negociando com o governo local um memorando de entendimento para a instalação de uma fábrica local de aerogeradores, com assinatura de um acordo previsto para os próximos meses.

A chinesa também anunciou na última quinta (4), o seu terceiro contrato no Brasil, para fornecer turbinas eólicas a uma usina da Pacific Hydro.

Valdemar Medeiros

Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. Universitário de Publicidade e Propaganda.

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago