NOTÍCIAS

ANP interdita FPSO Cidade de Santos na Bacia de Santos devido a graves riscos de segurança

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) interditou o FPSO Cidade de Santos, localizado na Bacia de Santos, na última quarta-feira, (06), após uma fiscalização que identificou “desvios críticos” na estrutura da plataforma. Os problemas incluem degradação em sistemas de segurança, tubulações danificadas e insuficiências no combate a incêndios. A plataforma, propriedade da companhia japonesa MODEC e operada pela Petrobras, está localizada a 160 km da costa do Rio de Janeiro e processa 35 mil barris de petróleo por dia. A interdição permanecerá em vigor até que todas as notificações de correção sejam atendidas.

Plataforma FPSO da japonesa MODEC é interditada pela ANP na Bacia de Santos

Conforme noticiado pelo Petronotícias, a ANP decidiu tomar uma medida importante na indústria de petróleo e gás, interditando o FPSO Cidade de Santos, uma plataforma localizada na Bacia de Santos, especificamente no campo de Uruguá e Tambaú. Essa decisão vem após a descoberta de sérios riscos de segurança nas instalações da plataforma.

Durante uma fiscalização intensiva realizada pela ANP entre 28 de agosto e 1º de setembro, foram identificados desvios críticos, definidos como situações de risco grave e iminente para pessoas e/ou meio ambiente devido à falta de gerenciamento adequado das degradações encontradas.

“Durante a auditoria, foram evidenciados desvios críticos (situações de risco grave e iminente para pessoas e/ou meio ambiente devido à falta de gerenciamento adequado das degradações encontradas)”, afirmou o órgão. 

Foram identificados desvios críticos que abrangiam a deterioração do Sistema de Detecção de Chama/Fogo, a falta de um Sistema de Dilúvio em uma seção da planta de processo, danos em tubulações, problemas na Função Instrumentada de Segurança (SIF), inadequações nos tanques de produtos químicos inflamáveis e combustíveis, bem como uma confiabilidade reduzida no Sistema de Combate a Incêndio.

Decisão da ANP seguirá até que todas as notificações sejam respondidas

Em decorrência desses desvios, a ANP tomou a decisão de interditar a plataforma até que todas as notificações listadas no documento de fiscalização (DF) sejam devidamente atendidas. O FPSO Cidade de Santos, pertencente à empresa japonesa MODEC e alugado pela Petrobras para a exploração dos campos de Uruguá e Tambaú, está localizado a aproximadamente 160 km da costa do Estado do Rio de Janeiro, operando em uma profundidade de 1.300 metros.

Com a capacidade de processar 35 mil barris de petróleo diariamente e um espaço de armazenamento para aproximadamente 700 mil barris, a plataforma possui um plano de descomissionamento de instalação (PDI) aprovado, porém, a previsão é que encerre suas operações de produção somente em janeiro de 2024. Agora, resta ao mercado de petróleo e gás natural aguardar os próximos passos quanto à decisão da ANP na interdição da plataforma FPSO Cidade de Santos na Bacia de Santos. 

Conheça a plataforma FPSO Cidade de Santos e a MODEC

O FPSO Cidade de Santos MV20 está implantado no campo de Uruguá e coleta a produção do campo de Tambaú, ambos na Bacia de Santos, sendo desenvolvidos em conjunto. O gás natural processado no FPSO é transportado por meio de um gasoduto de 18 polegadas até o campo de Mexilhão, que fica a 170 km de Uruguá.

A capacidade do FPSO é de processar 350 milhões de pés cúbicos por dia de gás, 35 mil barris de petróleo por dia e possui uma capacidade de armazenamento de aproximadamente 700 mil barris. Este é o quinto navio que a MODEC fornece e opera no Brasil. É o primeiro FPSO que processa mais gás do que petróleo.

Já a MODEC, esta é uma empresa global que atua na indústria de petróleo e gás, especializada em serviços de engenharia, aquisição, construção e operação (EPCO) de sistemas flutuantes de produção, armazenamento e descarregamento (FPSO) e outras soluções para a exploração offshore de petróleo e gás.

Andriely Medeiros

Ensino superior em andamento. Escreve sobre Petróleo, Gás, Energia e temas relacionados para o PetroSolGas.

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago