Home DESTAQUE Análise de mercado: Quais são as expectativas para os preços dos metais (cobre, lítio e outros) para os próximos meses após novas leis aprovadas por Bolsonaro

Análise de mercado: Quais são as expectativas para os preços dos metais (cobre, lítio e outros) para os próximos meses após novas leis aprovadas por Bolsonaro

A tendência é que permaneçam em queda pela maior produtividade na mineração.

by Daiane
Cobre, utilizado em painéis fotovoltaicos para produção de energia solar, tem forte queda de 21% - Canva

Com os estoques de cobre aumentando no mercado internacional após novos investimentos de mineração no Peru, principalmente na reservas localizadas em Los Chances, da Southern Copper Corp, o valor do metal, amplamente utilizado para a construção de painéis solares fotovoltaicos, está com queda acentuada de 21% no acumulado das última 52 semanas. 

Os investimentos em mineração no Peru chegaram ao valor de quase US$ 2 bilhões em apenas em cinco meses e as minas já contam com disputas de terras entre os garimpeiros junto a greves por melhores condições de trabalho. A região da Antamina, no Peru, é uma das regiões que recebeu a maior fatia dos investimentos, chegando a  US$ 190 milhões

Cobre mais barato segue a tendência de outros metais 

Os metais ficaram mais caros durante a pandemia da Covid-19. Isso fez com que o setor de construção civil fosse fortemente prejudicado com a alta dos preços em que o ferro praticou dobrou de preço. 

No entanto, nesta recuperação de pós-pandemia, as empresas de mineração já voltaram às suas atividades com novos investimentos para a extração, que visa aumentar a quantidade de estoque e garantir mais estabilidade  no valor das commodities. Tendo isso em vista, tanto o setor energético quanto a construção, que sofreram com o pico inflacionário, terão queda de valores.

Eleições de 2022 e disponibilidade de cobre no mercado brasileiro: Bolsonaro deve facilitar para as empresas de mineração mas Lula afirma quem, se entrar, dificultará a extração 

Luiz Inácio Lula da Silva, um dos candidatos para a presidência da República em 2022, afirmou que dificultará os processos de mineração no Brasil caso seja eleito em 2023. 

Enquanto isso, o atual governo vem criando métodos para facilitar a entrada de mais mineradoras na economia brasileira e, em julho, aprovou uma nova lei que facilitará a exportação de lítio  para marcas como a Tesla, sem haver as aprovações antes exigidas pelos órgãos regulamentadores. 

O lítio é um dos metais mais utilizados para fabricação de baterias para os carros elétricos, por isso, vem desenvolvendo o interesse de Elon Musk, dono da Tesla, no Brasil.  

Não é somente o lítio que terá a sua produção estendida nos próximos anos com as novas leis aprovadas pelo governo Bolsonaro, como os demais metais, inclusive o cobre. A maior produtividade aumenta os estoques e controla os preços internacionais, afetando a as indústrias. 

Outros países da América Sul são referência na exportação do cobre 

Outros países na América do Sul são responsáveis por uma grande parcela da comercialização do cobre e, de acordo com a Comissão Chilena de Cobre (Cochilco) do Ministério de Minas, essa é uma das principais formas de manter a economia chilena. No entanto, no mês de maio, houve uma queda de produção do país de 2,9% em relação ao metal. 

Veja também