A Amazon anunciou na última segunda-feira, 13, seu primeiro parque de energia eólica no Brasil, situado no Complexo Eólico do Seridó, com capacidade de 49.5 MW e potencial para gerar 255GWh/ano de energia limpa. Esse é o segundo projeto de energia renovável da empresa no país, alinhado ao compromisso global Climate Pledge de atingir emissões líquidas zero até 2040. A construção já impactou positivamente o mercado nacional, gerando cerca de 1.000 empregos, com quase metade ocupada por moradores locais. Além disso, a iniciativa reforça o compromisso da Amazon em abastecer 100% de suas operações com energia renovável até 2025.
Produção de energia eólica é o foco da companhia para mercado brasileiro
Na última segunda-feira, a Amazon anunciou oficialmente seu mais recente empreendimento sustentável no Brasil. Trata-se do primeiro parque de energia eólica em escala da empresa no país, uma parte importante dos seus planos para a transição energética nos próximos anos. O parque de energia eólica, localizado no Complexo Eólico do Seridó, será capaz de gerar uma capacidade instalada de 49.5 MW, produzindo cerca de 255GWh/ano de energia limpa quando estiver operando.
Essa iniciativa é o segundo grande projeto de energia renovável da Amazon no Brasil, seguindo os passos de um parque solar de 122 MW anunciado no ano passado. Além disso, o desenvolvimento do projeto do novo parque de energia eólica já mostra resultados positivos para o mercado brasileiro.
Cerca de 1.000 empregos foram gerados no Brasil, sendo que quase metade dessas oportunidades foram preenchidas por trabalhadores das comunidades locais no interior do Rio Grande do Norte Essa abordagem não apenas fortalece as economias locais, mas também reforça o compromisso da Amazon com o desenvolvimento sustentável.
Amazon está de olho nas oportunidades de geração de energia renovável no Brasil
O local escolhido para o parque de energia eólica, o Complexo Eólico do Seridó, é considerado uma das melhores regiões do mundo para a geração de energia eólica atualmente. O projeto de geração de energia renovável foi desenvolvido pela Elera Renováveis e abrange diversas fontes de energia 100% limpa, incluindo usinas hidrelétricas, parques eólicos, parques solares e instalações de biomassa.
Essas iniciativas fazem parte do projeto amplo da Amazon, conhecido como Climate Pledge, que visa atingir emissões líquidas zero em todas as operações da empresa até 2040. Cleber Morais, diretor regional da Amazon Web Services (AWS) para a América Latina e Caribe, destaca a importância desses projetos na busca pela neutralidade de carbono.
“A Amazon está no caminho para abastecer 100% de nossas operações com energia renovável até 2025, cinco anos antes de nosso compromisso original para 2030. Estamos comprometidos em tornar nossas operações no Brasil mais sustentáveis”
Mirando na eficiência operacional, algumas tecnologias avançadas foram empregadas no projeto de construção da nova planta de energia renovável da Amazon. Um drone foi utilizado para a instalação dos condutores da linha de transmissão aérea, destacando a inovação no processo construtivo. Já as turbinas, com 150 metros de diâmetro, equivalente ao comprimento de quase 1,5 campo de futebol, representam um salto significativo em termos de eficiência na geração de energia eólica.
A operação do parque de energia eólica, quando estiver totalmente funcional, está estimada para evitar a emissão de 148.000 toneladas métricas de CO₂. Além disso, a iniciativa não apenas gera empregos, mas também investe na capacitação local.
A Elera Renováveis, desenvolvedora do projeto, ofereceu cursos de treinamento para qualificar os moradores locais, proporcionando habilidades que contribuem para a construção e manutenção dessas instalações. Dessa forma, a Amazon está mirando em estratégias para acelerar seu compromisso com a sustentabilidade, alimentando suas operações com 100% de energia renovável até 2025, cinco anos antes do compromisso inicial para 2030.