As associações da indústria eólica alemã pediram ao governo para anunciar um concurso especial até o final do ano e oferecer capacidade de até 2 GW.
Representantes da indústria da BWE, da BWO, da Stiftung OFFSHORE-WINDENERGIE, da VDMA Power Systems e da WAB afirmaram que “a indústria agora precisa de condições confiáveis e de longo prazo. Isso inclui aumentar as metas de expansão e lançar uma taxa especial até o final do ano, incluindo as opções de conversão que ainda estão disponíveis. ”
Foi quando a Deutsche WindGuard publicou dados sobre a expansão da energia eólica offshore na Alemanha no primeiro semestre de 2019, o que mostra que 42 turbinas com uma capacidade total de 252 MW foram adicionadas durante esse período. Outros 679 MW foram construídos no final de junho.
Um total de 1.351 turbinas eólicas offshore com capacidade de 6.658 MW foram conectadas à rede no final de junho.
De acordo com representantes da indústria, isso significa que a energia eólica offshore ainda está no caminho certo, “o desenvolvimento positivo da cadeia de valor nos últimos anos será significativamente interrompido devido à quebra de linha que ocorreu agora. O teto de 7,7 GW foi quase atingido em 2020. Nos anos seguintes, não há condições de estrutura suficientes para a implementação do projeto ”.
Representantes da indústria disseram que as metas de expansão devem ser aumentadas para 20 GW de capacidade marinha instalada até 2030, e pelo menos 30 GW até 2035 nas partes alemãs dos mares do Norte e Báltico. Um estudo de rede publicado em junho pela WP & More Consulting e pelo escritório de advocacia GGSC mostra que a expansão da energia renovável na Alemanha não precisa ser adiada devido ao atraso na expansão da rede. Além disso, o governo alemão deve priorizar a expansão de grandes redes de transmissão – conforme estipulado no Plano de Ação de Eletricidade – e, ao mesmo tempo, promover soluções Power-to-X.
Uma estrutura confiável e ambiciosos objetivos de expansão são necessários para garantir que os investimentos em empresas alemãs se justifiquem novamente e que os empregos sejam garantidos. A diferença na expansão como uma ameaça a partir de 2020 não é aceitável do ponto de vista da política industrial.
“A Alemanha deve voltar a assumir a liderança, então o anúncio de uma licitação especial deve ser realizado imediatamente”, disseram representantes do setor.
Com uma capacidade de até 2 GW, a capacidade de um conversor livre pode ser usada para seu potencial econômico. Segundo os representantes, medidas legislativas específicas devem ser tomadas imediatamente após as férias de verão.