Em cooperação com a Airbus, a empresa norueguesa Wilhelmsen (WSS) lançou esta semana um projeto-piloto de Singapura, marcando a primeira implantação da tecnologia de drones em condições portuárias em tempo real, entregando uma variedade de itens a embarcações em funcionamento. O fornecimento de costa a navio desta faixa e alcance nunca foi explorado, antes deste teste, disse Wilhelmsen.
Descolando de Marina South Pier em Cingapura com consumíveis impressos em 3D da micro-fábrica de impressão 3D onshore de Wilhelmsen, o drone Airbus Skyways navegou autonomamente ao longo de pré-determinados “corredores aéreos” em seu voo de 1,5 km para Eastern Working Anchorage.
O drone pousou no convés do navio Anchor Handling Tug Supply (AHTS) da Swire Pacific Offshore (SPO), M / V Pacific Centurion e depositou sua carga de 1,5 kg sem problemas antes de retornar à sua base. Toda a entrega, desde a decolagem até a embarcação, até o pouso na base, levou apenas dez minutos.
As operações começaram com um Toolbox Talk com a equipe Wilhelmsen, Airbus e SPO para garantir que a avaliação de risco fosse compreendida por todas as partes. Com as verificações finais de segurança concluídas, a equipe da Marina South Pier de Wilhelmsen carregou o drone.
Apoiado por observadores estacionados a bordo do convés do navio para garantir a segurança da tripulação e da embarcação, o drone decolou em direção ao navio, aterrissando na área dedicada no convés principal, onde a parcela foi recuperada pelo oficial a bordo.
Menos dependentes do trabalho do que a entrega via lançamento, os Veículos Aéreos Não Tripulados Autônomos (UAVs) podem reduzir potencialmente os custos de entrega em até 90% em alguns portos e ter uma pegada de carbono menor do que os barcos lançadores. A SPO tem sido um parceiro importante durante a preparação final detalhada e testes operacionais do drone, com o fornecimento de seu Anchor Handling Tug Supply.
“Estamos confiantes de que essa iniciativa pioneira de Wilhelmsen criará novas oportunidades para futuras colaborações com a SPO, melhorará a eficiência do trabalho e gerará economia de custos para os participantes do setor offshore”, disse Duncan Telfer, diretor comercial da SPO.
Assinando um MoU exclusivo com a empresa aeronáutica Airbus em junho de 2018, Wilhelmsen foi encarregado de estabelecer as operações marítimas e portuárias necessárias, obtendo aprovações relevantes das autoridades portuárias, com a Airbus como arquiteta e provedora de sistemas Skyways, contribuindo com sua expertise em soluções de elevação vertical aeronáutica desenvolver o UAS para entregas em terra a embarcação.
O teste piloto em andamento, por enquanto, focará em embarcações de suprimento offshore ancoradas a 1,5 km do píer. Por razões de segurança, os vôos serão limitados a essa distância por enquanto, antes que o alcance do vôo seja gradualmente estendido até 3 km da costa.
A MPA Cingapura está facilitando o julgamento, que começou no final de novembro de 2018, através do uso provisório do Marina South Pier como o ponto de lançamento e aterrissagem para o drone de entrega da Airbus. Ao mesmo tempo, a MPA designou ancoradouros para as embarcações para ancorar a Marina South para o julgamento.
A Autoridade de Aviação Civil de Cingapura também está trabalhando com Wilhelmsen e Airbus para garantir a segurança dos testes.
Recentemente, uma imagem viralizou nas redes sociais, mostrando várias unidades da Tesla Cybertruck abandonadas e…
O Grupo Bravante anunciou novas vagas de emprego para diversos perfis, reforçando a expansão de…
A Saipem, uma das principais empresas globais no setor de engenharia e serviços, está com…
A ICM, empresa referência no setor de petróleo e gás, está com vagas de emprego…
O estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública, anunciou a…
O Brasil deu um passo importante para ampliar suas opções de conectividade no país ao…