NOTÍCIAS

Agência Internacional de Energia cria comissão acelerar progresso na eficiência energética

A Agência Internacional de Energia (International Energy Agency – IEA) criou uma comissão independente de alto nível para estudar como acelerar rapidamente o progresso na eficiência energética por meio de novas e mais fortes ações políticas.

O Primeiro Ministro Irlandês, Leo Varadkar, será Presidente Honorário da Comissão sobre Ação Eficiente na Eficiência Energética da AIE, que inclui ministros do governo, altos funcionários e líderes de pensamento de todo o mundo.

Inclui os atuais e antigos ministros de energia e meio ambiente da Dinamarca, Alemanha, Irlanda, Japão, Luxemburgo, Marrocos, Nova Zelândia e Espanha. Amani Abu-Zeid, comissário para Energia e Infra-estrutura da União Africana, e o Dr. Wang Gang, ex-ministro da Ciência e Tecnologia da China, conhecido como o “pai dos veículos elétricos” na China, participarão dele.

Richard Bruton, o ministro irlandês das Comunicações, Ação Climática e Meio Ambiente, presidirá o atual trabalho do comitê. Líderes empresariais líderes: Ben van Burden, CEO da Royal Dutch Shell; Lisa Davis, CEO da Siemens para Gás e Energia, e Jill Quiniones, Presidente da New York Energy Authority.

A eficiência energética desempenha um papel mais importante do que qualquer outro tipo de combustível para atingir metas globais de energia sustentável. A AIE estima que com as políticas certas, a economia global pode dobrar até 2040, mantendo o mesmo nível de uso de energia. Somente essa política permitirá que o mundo alcance mais de 40% das reduções de emissões necessárias para alcançar as metas climáticas internacionais, usando tecnologias de baixo custo já disponíveis, de acordo com uma análise da IEA.

No entanto, a implementação da política desacelerou e o progresso na área da eficácia está enfraquecendo. As emissões globais de CO2 relacionadas à energia aumentaram no ano passado na taxa mais alta desde 2013, e a poluição do ar ainda está associada a milhões de mortes prematuras todos os anos.

“Precisamos retomar o progresso na eficiência energética global”, disse o Dr. Fatih Birol, diretor executivo do IEA.

Se os países perceberem plenamente o potencial de eficiência energética economicamente viável disponível hoje, os consumidores em todo o mundo poderão economizar mais de meio trilhão de dólares graças a projetos de energia mais baixos até 2040, e as emissões de gases de efeito estufa e a dependência das importações de energia podem ser reduzidas. Mas isso exigirá ação decisiva e rápida dos governos.

Julio Cesar

Nascido e criado em Macaé, sempre estive em contato com o setor marítimo, filho de mergulhador, praticamente criado no mar. Com vasto conhecimento em óleo e gás me formei em Engenharia de Petróleo pela UFF, e atualmente sou redator do Petrosolgas. Contato: juliocesar@petrosolgas.com.br

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago