PETRÓLEO

África do Sul negocia acordo de petróleo com o Sudão do Sul

A África do Sul está negociando um acordo de petróleo com o Sudão do Sul, disse à imprensa o ministro da Energia, Jeff Radebe, depois que a África do Sul está em negociações para construir uma refinaria de US $ 1 bilhão no país mais novo da África.

Radebe disse que as negociações com o Sudão do Sul não são exclusivas: a Cidade do Cabo estava tentando reduzir sua exposição aos preços altamente voláteis do petróleo, garantindo acordos no setor com outros países, incluindo a Nigéria e a Guiné Equatorial.

A África do Sul está atualmente quase completamente dependente do petróleo bruto importado, mas a francesa Total anunciou recentemente uma descoberta em sua costa que poderia conter até 1 bilhão de barris no total de recursos.

“É condensado de gás e óleo leve. Principalmente gás. Há quatro outras perspectivas na licença que temos que perfurar; poderia ser em torno de 1 bilhão de barris de recursos totais de gás e condensado ”, disse o CEO da Total, Patrick Pouyanne, na época.

Ao mesmo tempo, o Sudão do Sul, que abriga a maioria das reservas de petróleo do antigo país unido, está ansioso para começar a aumentar sua produção de petróleo depois de uma guerra civil devastadora que ainda não terminou completamente.

Antes do início da guerra civil, o Sudão do Sul produzia 350.000 bpd de petróleo bruto, mas agora a produção média era de 180.000 bpd. Os planos são aumentar para 270.000 bpd e, eventualmente, restaurar o nível de produção anterior à guerra. O país tem reservas de petróleo estimadas pela BP em 3,5 bilhões de barris a partir de 2016.

Os relatórios de um acordo de refinaria de US $ 1 bilhão com a África do Sul surgiram no início deste ano, dizendo que a Cidade do Cabo já gastou quase US $ 1,4 milhão (20 milhões de rands) no projeto da refinaria. Radebe e o governo foram criticados pelos legisladores por realizar o acordo de forma sigilosa. O ministro da Energia rejeitou as críticas dizendo que tudo estava “acima do conselho” nas negociações de petróleo e gás da África do Sul com o Sudão do Sul.

Luis Santana

Apaixonado pela informação, possui amplo conhecimento do setor offshore. Passou anos embarcado e sabe bem os desafios dessa profissão. Formado em Engenharia Mecânica pela UFRJ e em técnico em mecânica pelo SENAI. Contato: luissantana@petrosolgas.com.br

Postagens Recentes

Preço do diesel atinge novos patamares em maio, aponta análise da Edenred Ticket Log

A mais recente análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida…

16 horas ago

Consórcio Magalu muda política de comissão para parceiros de vendas e abre 300 vagas

Consórcio Magalu, empresa de consórcios do Magazine Luiza, está com oportunidades de parcerias comerciais exclusivas…

16 horas ago

Brasil domina comércio com China na América Latina ultrapassando US$ 480 bilhões

O intercâmbio comercial entre a China e os países latino-americanos atingiu um marco histórico em…

16 horas ago

Fishing Raptor anuncia a chegada do novo “super sport”, um dos barcos mais velozes já fabricados no Brasil

O novo modelo Fishing 41 Super Sport será lançado no 2º semestre deste ano com…

2 dias ago

Casa dos Ventos anuncia investimento em complexo de energia solar com 1.268 hectares, potência total de 600 MW e geração de 700 vagas de emprego

A empresa do setor de energias renováveis, Casa dos Ventos, está ampliando sua atuação no…

2 dias ago