PETRÓLEO

África do Sul negocia acordo de petróleo com o Sudão do Sul

A África do Sul está negociando um acordo de petróleo com o Sudão do Sul, disse à imprensa o ministro da Energia, Jeff Radebe, depois que a África do Sul está em negociações para construir uma refinaria de US $ 1 bilhão no país mais novo da África.

Radebe disse que as negociações com o Sudão do Sul não são exclusivas: a Cidade do Cabo estava tentando reduzir sua exposição aos preços altamente voláteis do petróleo, garantindo acordos no setor com outros países, incluindo a Nigéria e a Guiné Equatorial.

A África do Sul está atualmente quase completamente dependente do petróleo bruto importado, mas a francesa Total anunciou recentemente uma descoberta em sua costa que poderia conter até 1 bilhão de barris no total de recursos.

“É condensado de gás e óleo leve. Principalmente gás. Há quatro outras perspectivas na licença que temos que perfurar; poderia ser em torno de 1 bilhão de barris de recursos totais de gás e condensado ”, disse o CEO da Total, Patrick Pouyanne, na época.

Ao mesmo tempo, o Sudão do Sul, que abriga a maioria das reservas de petróleo do antigo país unido, está ansioso para começar a aumentar sua produção de petróleo depois de uma guerra civil devastadora que ainda não terminou completamente.

Antes do início da guerra civil, o Sudão do Sul produzia 350.000 bpd de petróleo bruto, mas agora a produção média era de 180.000 bpd. Os planos são aumentar para 270.000 bpd e, eventualmente, restaurar o nível de produção anterior à guerra. O país tem reservas de petróleo estimadas pela BP em 3,5 bilhões de barris a partir de 2016.

Os relatórios de um acordo de refinaria de US $ 1 bilhão com a África do Sul surgiram no início deste ano, dizendo que a Cidade do Cabo já gastou quase US $ 1,4 milhão (20 milhões de rands) no projeto da refinaria. Radebe e o governo foram criticados pelos legisladores por realizar o acordo de forma sigilosa. O ministro da Energia rejeitou as críticas dizendo que tudo estava “acima do conselho” nas negociações de petróleo e gás da África do Sul com o Sudão do Sul.

Luis Santana

Apaixonado pela informação, possui amplo conhecimento do setor offshore. Passou anos embarcado e sabe bem os desafios dessa profissão. Formado em Engenharia Mecânica pela UFRJ e em técnico em mecânica pelo SENAI. Contato: luissantana@petrosolgas.com.br

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago