São duas usinas de energia solar com capacidade de 150 MW e 144 MW, localizadas em Guaimbê e Ouroeste, no estado de São Paulo.
A AES Tietê, uma divisão da AES Brasil, subsidiária da AES, lançou formalmente dois projetos fotovoltaicos de 294 MW em São Paulo.
Segundo a empresa, são os projetos Guaimbê e Ouroeste. “Este é um passo importante para a expansão solar da AES Tietê em São Paulo. Guaimbê é o primeiro grande investimento solar em São Paulo e o maior complexo solar do portfólio da empresa ”, afirmou Atalo Freitas, presidente.
O projeto Guaimbê, de 150 megawatts, foi adquirido pela AES Tietê em setembro passado. De fato, todas as fábricas operam há muito tempo e têm uma vida útil de 20 anos. O projeto foi selecionado pelo governo brasileiro no leilão da Reserva de Energia, realizado em outubro de 2014.
Em relação ao segundo projeto, a usina solar Ouroeste, de 144 MW, localizada na cidade de mesmo nome, a AES Tietê anunciou que sua segunda fase será concluída em um futuro próximo, confirmando a intenção da empresa de concluir o projeto antes do prazo final da rede. Parte da energia gerada por este parque solar (36 MW) será vendida para o mercado regulado por um contrato recebido em leilão pelo governo brasileiro, e a energia remanescente será vendida no mercado livre.