ECONOMIA

Açúcar mais caro: culpa da política brasileira ou exportações e safras mundiais?

Se já não bastasse o abacate, que ficará mais caro nos mercados brasileiros devido a uma baixa de 30% na produção chilena, agora temos o açúcar! Os contratos futuros do açúcar nº 11 de NY para maio encerraram a quarta-feira, 05 de abril, com um aumento de +0,48 (+2,14%), enquanto o branco nº 5 de Londres para maio fechou em alta de +27,10 (+4,26%).

O aumento nos preços do açúcar foi impulsionado por vários fatores, incluindo a queda na produção de açúcar na Índia (devido a condições climáticas), o fortalecimento do real brasileiro em relação ao dólar, o que desencorajou as vendas de exportação e a mudança do governo brasileiro para favorecer os produtores de etanol.

A estimativa global de produção para 2022/23 foi revisada para baixo pela Tropical Research Services na última terça-feira, 04 de abril, caindo para 1,6 MMT, enquanto a S&P Global Commodity Insights reduziu sua previsão de superávit global de açúcar para 600.000 MT.

Essa redução se deve a uma produção global mais fraca do que o esperado. Preocupações com mudanças climáticas também impactam a produção, com um padrão de El Nino previsto para o segundo semestre deste ano podendo prejudicar a produção de cana-de-açúcar brasileira e indiana. A oferta global mais apertada é otimista para os preços do açúcar, apesar das projeções de aumento na produção global.

Expectativas e previsões na produção do açúcar

A diminuição da produção de açúcar na Europa é um fator decisivo para os preços. A Associação Europeia de Fabricantes de Açúcar projetou, em 8 de dezembro, que a produção da UE 2022/23 cairia -7% ano a ano para 15,5 milhões de toneladas.

Por outro lado, um aumento na produção do Brasil é visto como um fator pessimista para os preços aos produtores (quanto maior a quantidade, menores os preços), após a Unica ter relatado, na última sexta-feira, que a produção  2022/23, de outubro a meados de março, aumentou +4,7% ano a ano para 33,583 milhões de toneladas.

A perspectiva de exportações adicionais da Índia é vista como um fator negativo. Em 13 de março, o ministro da Alimentação da Índia, Singh, afirmou que possibilitaria mais 1 milhão de toneladas de exportações se a produção de açúcar da Índia em 2022/23 atingir a meta do governo de 33,6 milhões de toneladas. Já foram possibilitadas 6 milhões de toneladas de exportações.

A projeção feita pela Datagro em 15 de março, de que a produção de açúcar 2023/24 no Centro-Sul do Brasil aumentaria +13,1% ano a ano para 38,3 milhões de toneladas. Além disso, a projeção da Thai Sugar Mills Corp, em 1º de fevereiro, era de que a produção tailandesa em 2022/23 aumentaria +14% ano a ano para 11,55 milhões de toneladas, com as exportações Tailândia em 2022/23 projetadas para aumentar +17% ano a ano para 9,05 milhões de toneladas.

A produção de açúcar da Tailândia em 2023 atingiu 6,59 milhões de toneladas em 8 de fevereiro, quase +10% em relação à temporada passada, com o teor na safra de cana em um nível recorde. A Tailândia é o segundo maior exportador de  do mundo.

Daiane

Jornalista e redatora SEO com vasta experiência em diferentes empresas: Receitinhas, Yooper, Marfin, Petrosolgas, Diário Prime, Superprof, Tec Mobile, Hora de Codar e muito mais!

Postagens Recentes

Nordeste desponta como polo estratégico para produção de Hidrogênio Verde e atrai investimentos globais

Na esteira da busca por alternativas sustentáveis de energia, o Nordeste brasileiro emerge como um…

10 horas ago

Instituto Federal abre inscrições para curso de capacitação em indústria 4.0

Vivemos em uma era de mudanças aceleradas, onde a tecnologia está transformando profundamente a maneira…

10 horas ago

Neoenergia busca Engenheiros, Técnicos e outros profissionais para integrar a sua equipe

Neoenergia, uma das principais empresas do setor elétrico no Brasil, está ampliando sua equipe e…

11 horas ago

Novo Ford Ecosport promete revolucionar mercado e desafiar Renault Duster em 2025

O retorno do Ford Ecosport ao cenário automotivo desperta expectativas e especulações. Com sua estreia…

12 horas ago

Crise climática impulsiona investimentos em Energia Renovável no Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul enfrenta, nas últimas semanas, uma crise severa de enchentes, um…

12 horas ago

UFERSA abre 300 vagas gratuitas em curso de especialização em Atendimento Educacional Especializado (AEE)

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) abre as portas para uma oportunidade ímpar na…

12 horas ago