ENERGIA

Acordo histórico: Governo do Ceará e bp unem forças para revolucionar com hidrogênio verde no complexo do Pecém

Na terça-feira (16), o Governo do Ceará e a multinacional bp, um dos maiores grupos de energia do mundo, assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) com o objetivo de estabelecer uma unidade para a produção de hidrogênio verde (H2V) e derivados, como a amônia verde, no complexo do Pecém. Essa parceria representa um passo significativo na busca pela transição energética e pelo desenvolvimento socioeconômico do estado.

O compromisso do Governo do Ceará com a transição energética

A assinatura do MoU contou com a presença da vice-governadora do Ceará, Jade Romero, que representou o governador Elmano de Freitas, além de autoridades e executivos da bp. Durante o evento, a vice-governadora destacou o compromisso do estado em estabelecer parcerias que acelerem a transição energética e promovam o crescimento econômico sustentável.

“Estamos diante de um desafio global. E o Ceará tem na transição energética e em nosso grande potencial de energias renováveis uma estratégia consolidada ao longo das gestões. Nos colocamos à disposição para dar os próximos passos nessa relação importante para o Ceará. Que possamos contribuir com a força e a inteligência do nosso povo nesse propósito”, ressaltou Jade Romero.

Uma multinacional comprometida com a sustentabilidade

Com mais de cem anos de existência, a bp evoluiu de uma empresa local de petróleo e gás natural para se tornar um grupo global de energia. Presente em mais de 70 países, a bp tem como objetivo atingir a neutralidade de carbono até 2050 ou mesmo antes em todas as suas operações, produção e vendas.

O Diretor Mundial de Novos Negócios (Hidrogênio Verde) da bp, Ian Spafford, enfatizou as vantagens competitivas do Ceará nesse contexto de descarbonização da economia. Ele destacou o Complexo do Pecém como uma das melhores áreas para desenvolver projetos de hidrogênio verde e ressaltou a importância do hidrogênio na transição energética industrial.

“O Porto do Pecém é uma das melhores áreas para desenvolver o projeto de hidrogênio verde. A molécula de hidrogênio desempenha um papel fundamental na transição energética da indústria. A bp está trabalhando diligentemente em todo o mundo, principalmente nos Estados Unidos, para viabilizar essa transição. Temos todo o interesse em acelerar esse processo ao máximo”, afirmou Ian Spafford.

Produção de hidrogênio verde e amônia verde no Ceará

A Secretária de Relações Internacionais do Governo do Ceará, Roseane Medeiros, destacou a importância da articulação para atrair investidores como a bp. Ela salientou que a parceria com a multinacional é fundamental para o estado e que a empresa teve a oportunidade de conhecer o ambiente de negócios cearense.

“Nós já conversamos com a bp antes mesmo das oportunidades relacionadas ao hidrogênio verde surgirem, porque já nos interessava na área de gás. Agora, eles estão firmes no objetivo de produzir hidrogênio verde e amônia verde no estado. Para o Ceará, é muito importante ter uma empresa global como a bp como parceira. Eles puderam conhecer o nosso ambiente de negócios”, disse Roseane Medeiros.

O caminho para o hidrogênio verde

O presidente do Complexo do Pecém, Hugo Figueirêdo, destacou a importância de contar com a bp como parceira no desenvolvimento do Hub de Hidrogênio Verde. Ele ressaltou que esse reconhecimento pelas maiores empresas de energia do mundo mostra o avanço na estratégia de descarbonização do estado.

“É fundamental que o Hub de Hidrogênio Verde seja reconhecido pelas maiores empresas de energia do mundo. Ter a bp como parceira no desenvolvimento do Hub mostra como estamos avançados na estratégia de descarbonização”, complementou Hugo Figueirêdo.

Este Memorando de Entendimento representa o 36º acordo firmado entre o Governo do Ceará e empresas nacionais e estrangeiras para impulsionar a cadeia produtiva do hidrogênio verde no estado. O Ceará já possui quatro pré-contratos em vigor, e a parceria com a bp demonstra o crescente interesse do setor privado em contribuir para a transição energética e o desenvolvimento sustentável do estado.

Marcelo Santos

Sempre esteve atento em todas as notícias que envolvem o setor de óleo e gás, tanta paixão o levaram a área da comunicação, sempre buscando informar aqueles que estão envolvidos no setor de óleo e gás e entusiastas que sonham com essa área.

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago