A economia de baixo carbono objetiva reduzir os impactos ambientais através do desenvolvimento sustentável, gerando empregos e inovando mercados.
Por isso, a economia de baixo carbono também é chamada de economia verde, um conceito desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) em 2008. A economia de baixo carbono pode ser multifatorial, já que é possível adotar fontes de energias renováveis e novas tecnologias, modificando a indústria do transporte e logística.
Ao diminuir as emissões de gases do efeito estufa, as empresas contribuem para a economia verde. Por isso, o objetivo da economia de baixo carbono é ampliar a produção e o consumo de energias renováveis, sem que a indústria perca a produtividade, ao passo que o meio ambiente não seja prejudicado, como ocorre na atualidade.
A utilização dos recursos naturais e a inovação na matriz energética das empresas são pontos colocados dentro do conceito de energia de baixo carbono. Por isso, muitas empresas já divulgam ações sustentáveis com a finalidade de elevar positivamente a sua produção.
A inovação tecnológica nos processos produtivos é um ponto muito importante dentro da economia de baixo carbono. Visto que novas formas de operacionalizar máquinas, a utilização de combustíveis renováveis e outras ações são fatores que contribuem para minimizar os impactos do aquecimento global.
O Acordo de Paris foi assinado por 195 países com o objetivo de conter o aumento do aquecimento global, modificando o consumo de energia mundial. A redução na emissão de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono, faz parte dos objetivos contemplados no Acordo de Paris. Visto que a utilização de combustíveis fósseis como matriz energética global, intensifica a liberação de gases nocivos ao meio ambiente.
O Acordo de Paris objetiva estimular os países de maneira positiva, de modo que países desenvolvidos apoiem, de maneira financeira e tecnológica, as economias mais emergentes. Uma das pautas firmadas no acordo de Paris é que, a cada 5 anos, os governos revejam suas contribuições, considerando as suas metas. Contudo, as metas foram definidas de acordo com a emissão de gases de efeito estufa de cada país, bem como respeitando a capacidade econômica de cada um.
O Brasil assinou o Acordo de Paris no ano de 2015. Sendo assim, o país deve reduzir até 2025 as emissões de gases nocivos. Essa redução deve ocorrer em até 37%, na comparação aos níveis emitidos no ano de 2005. Já considerando o ano de 2030, a meta para o Brasil é de 43% na redução de emissão gases do efeito estufa.
Entre as metas estipuladas para o governo brasileiro estão:
De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria, 94% dos empresários brasileiros percebem oportunidades na sustentabilidade, bem como entendem a necessidade global da economia de baixo carbono. Portanto, a economia verde pode ser uma parceira da indústria dentro de uma nova maneira tecnológica de lidar com a sustentabilidade, alcançando os objetivos econômicos e respeitando o ambiente através da inovação.
Recentemente, uma imagem viralizou nas redes sociais, mostrando várias unidades da Tesla Cybertruck abandonadas e…
O Grupo Bravante anunciou novas vagas de emprego para diversos perfis, reforçando a expansão de…
A Saipem, uma das principais empresas globais no setor de engenharia e serviços, está com…
A ICM, empresa referência no setor de petróleo e gás, está com vagas de emprego…
O estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública, anunciou a…
O Brasil deu um passo importante para ampliar suas opções de conectividade no país ao…