INDÚSTRIA

Acordo de Paris e a economia de baixo carbono na indústria atual

A economia de baixo carbono objetiva reduzir os impactos ambientais através do desenvolvimento sustentável, gerando empregos e inovando mercados.

Acordo de Paris e a economia de baixo carbono na indústria atual

Por isso, a economia de baixo carbono também é chamada de economia verde, um conceito desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) em 2008. A economia de baixo carbono pode ser multifatorial, já que é possível adotar fontes de energias renováveis e novas tecnologias, modificando a indústria do transporte e logística.

Economia verde

Ao diminuir as emissões de gases do efeito estufa, as empresas contribuem para a economia verde. Por isso, o objetivo da economia de baixo carbono é ampliar a produção e o consumo de energias renováveis, sem que a indústria perca a produtividade, ao passo que o meio ambiente não seja prejudicado, como ocorre na atualidade.

Inovação energética

A utilização dos recursos naturais e a inovação na matriz energética das empresas são pontos colocados dentro do conceito de energia de baixo carbono. Por isso, muitas empresas já divulgam ações sustentáveis com a finalidade de elevar positivamente a sua produção.

A inovação tecnológica nos processos produtivos é um ponto muito importante dentro da economia de baixo carbono. Visto que novas formas de operacionalizar máquinas, a utilização de combustíveis renováveis e outras ações são fatores que contribuem para minimizar os impactos do aquecimento global.

Acordo de Paris

O Acordo de Paris foi assinado por 195 países com o objetivo de conter o aumento do aquecimento global, modificando o consumo de energia mundial. A redução na emissão de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono, faz parte dos objetivos contemplados no Acordo de Paris. Visto que a utilização de combustíveis fósseis como matriz energética global, intensifica a liberação de gases nocivos ao meio ambiente.

O Acordo de Paris objetiva estimular os países de maneira positiva, de modo que países desenvolvidos apoiem, de maneira financeira e tecnológica, as economias mais emergentes. Uma das pautas firmadas no acordo de Paris é que, a cada 5 anos, os governos revejam suas contribuições, considerando as suas metas. Contudo, as metas foram definidas de acordo com a emissão de gases de efeito estufa de cada país, bem como respeitando a capacidade econômica de cada um.

Objetivos do Brasil

O Brasil assinou o Acordo de Paris no ano de 2015. Sendo assim, o país deve reduzir até 2025 as emissões de gases nocivos. Essa redução deve ocorrer em até 37%, na comparação aos níveis emitidos no ano de 2005. Já considerando o ano de 2030, a meta para o Brasil é de 43% na redução de emissão gases do efeito estufa.

Entre as metas estipuladas para o governo brasileiro estão:

  • a utilização de fontes alternativas de energia;
  • elevar a participação de bioenergia sustentável na matriz energética nacional;
  • aderir às tecnologias limpas nas indústrias do país;
  • modernizar e melhorar a infraestrutura de transporte do Brasil;
  • monitorar e criar ações para diminuir o desmatamento e, por conseguinte, restaurar e reflorestar 12 milhões de hectares.

Uma nova indústria

De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria, 94% dos empresários brasileiros percebem oportunidades na sustentabilidade, bem como entendem a necessidade global da economia de baixo carbono. Portanto, a economia verde pode ser uma parceira da indústria dentro de uma nova maneira tecnológica de lidar com a sustentabilidade, alcançando os objetivos econômicos e respeitando o ambiente através da inovação.

Veronica Stivanim

Veronica Stivanim é Autora de 6 livros e atua como Redatora de diversos assuntos para Portais de Notícias. Livros publicados: Pausas, palavras e poesias (Ed. Autografia); As cartas que eu não mandei (Chiado Books); Eu pensei hoje… (Clube de Autores); Gestão de pessoas é coisa de jovem, sim! (Clube de Autores); Contei, mas é segredo! (Clube de Autores) e Resgatando meu amor (Clube de Autores).

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago