Home ECONOMIA Índia: ações caem após OPEP anunciar redução na produção de petróleo

Índia: ações caem após OPEP anunciar redução na produção de petróleo

O anúncio da OPEP em relação à redução milionária de produção foi realizado no domingo, 02 de abril.

by Daiane
Ações da Índia caem após OPEP anunciar redução na produção de petróleo

ECONOMIA INTERNACIONAL: A redução da produção e a crescente inflação estão preocupando investidores, limitando o aumento dos valores das ações na Índia. Embora esses temores estejam começando a diminuir em relação à possível propagação para o setor bancário global, a decisão da OPEP+ em limitar ainda mais a produção de petróleo tornou o cenário incerto.

O índice Nifty 50 (.NSEI) fechou em alta de 0,22% em 17.398,05 na segunda-feira, 03 de abril, enquanto o S&P BSE Sensex (.BSESN) subiu 0,19%, para 59.106,44. Ainda assim, a situação continua instável, com a possibilidade de que a inflação se mantenha alta e que a limitação da produção de petróleo afete ainda mais a economia do país.

É importante destacar que, mesmo diante desses desafios, a economia indiana apresenta um desempenho positivo. O país se destaca como um dos mais importantes exportadores de produtos farmacêuticos, software e serviços. Além disso, o PIB tem crescido em média 6,5% ao ano, em uma trajetória ascendente desde os anos 90.

Nesta terça-feira, 04 de abril, os mercados indianos permanecerão fechados devido a um feriado local, mas é esperado que a volatilidade nos próximos dias permaneça, dado o cenário incerto.

Após o anúncio de um corte surpresa na produção de petróleo pela Arábia Saudita e outros países exportadores, as preocupações com a inflação afetaram o otimismo no mercado. O referido corte implica em um aperto no mercado de petróleo no segundo semestre de 2023, o que é considerado negativo para a Índia e para as empresas de marketing de petróleo em particular, segundo analistas da Kotak Institutional Equities.

Ações que caíram ou subiram

A repercussão negativa foi sentida nas ações da Bharat Petroleum Corporation of India (BPCL.NS) e da Hindustan Petroleum Corporation of India (HPCL.NS), que caíram mais de 4% cada. Além disso, a maioria das ações do Adani Group também registraram queda.

Por outro lado, as ações da PNB Housing (PNBH.NS) apresentaram alta superior a 5% depois que a corretora global Morgan Stanley reiterou o “excesso de peso”, citando custos de financiamento mais baixos. No entanto, o regulador de mercado da Índia está investigando uma possível violação das regras de transações de “partes relacionadas” nas negociações do conglomerado com pelo menos três entidades offshore ligadas ao irmão do fundador do grupo, Gautam Adani, o que pode gerar impactos negativos no futuro.

Em meio a esse cenário, os investidores também estão cautelosos antes da decisão de taxa do Reserve Bank of India, prevista para 6 de abril, e esperam um aumento na principal taxa de juros em 25 pontos-base, com uma possível pausa pelo resto do ano, de acordo com uma pesquisa da Reuters com economistas.

Redução da produção de petróleo e impactos na Índia

A decisão da OPEP+ de reduzir mais a produção de petróleo impacta significativamente a economia de diversos países, incluindo a Índia. Com a redução na oferta, os preços do petróleo bruto tendem a aumentar, resultando em inflação e aumento nos preços dos combustíveis, afetando o consumidor final e pressionando a economia.

Na Índia, as gigantes de petróleo, como a Bharat Petroleum Corporation of India (BPCL) e a Hindustan Petroleum Corporation of India (HPCL), podem sofrer prejuízos devido aos cortes de produção, enquanto os consumidores finais sentirão o impacto através de preços mais altos nos postos de gasolina.

Além disso, a redução na oferta de petróleo também afeta outros setores da economia, como o transporte e a indústria, que dependem do combustível fóssil para operar. O aumento nos preços do petróleo bruto interfere nas contas externas da Índia, uma vez que o país é um grande importador.

Veja também