Dados divulgados oficialmente sobre a recuperação industrial indicou uma estabilidade do setor no mês de dezembro de 2022, com acúmulo de queda de 0,7%.
Assim sendo, a indústria atual encontra-se 2,2% abaixo do índice pré-pandemia. Dados comparativos destacam que em dezembro de 2021, o resultado oficial mostrava uma queda de 1,3%. Especialistas defendem que as perdas relacionadas à indústria no ano de 2022 são oriundas da pandemia, que ocorreu por conta do novo coronavírus, já que no ano de 2021 grande parte da produção industrial foi fechada no Brasil.
De acordo com o representante da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do IBGE, os dados oficiais apontam um certo enfraquecimento no setor industrial. Uma vez que o crescimento estatístico de 2021 tem uma relação direta com a queda que ocorreu em 2020, quando a pandemia se tornou forte e impactou a economia de forma direta.
De forma sucinta, os dados atuais sobre a indústria destacam que não houve uma superação das perdas referentes ao ano de 2020. Além disso, destaca-se que o desempenho da indústria em 2022 pode ter sido incentivado por medidas relacionadas à liberação do FGTS, antecipação de 13º e PEC dos benefícios.
Por isso, a resposta foi rápida, porém, não sustentável, já que trata-se de uma injeção econômica por conta dos reflexos ocorridos na pandemia, com resultados pontuais e que não representam o crescimento real e objetivo sobre o setor de forma geral. Além dos fatores relacionados à queda drástica na produtividade por conta da pandemia, a elevação da taxa Selic também pode explicar a queda no rendimento da indústria.
O patamar da Selic em 13,75% ao ano, elevou a inflação de itens essenciais, afetando também o consumo de produtos não essenciais, o que levou a inadimplência, e por conseguinte, ao endividamento de muitos brasileiros, impactando diretamente no fluxo de oferta e demanda.
Ainda que a recuperação econômica do Brasil tenha sido positiva em alguns setores, como serviços, por exemplo, os postos de trabalho gerados desde então não superaram as perdas; o que demonstra uma recuperação abaixo das expectativas, quando essa análise é feita por um viés amplo e não somente setorial.
A redução ocorrida no país por conta da pandemia atingiu diferentes segmentos de produção. Por isso, a indústria nacional viveu uma retração histórica. Sendo assim, embora em 2022 os índices tenham melhorado, isso não significa que a indústria está completamente recuperada.
Contudo, é válido destacar que os dados sobre a estabilidade do setor e a manutenção de empregos, já demonstra uma recuperação e uma possível retomada quanto à elevação real da produção, como tem ocorrido com a indústria da transformação, por exemplo.
Portanto, é importante que os investimentos na indústria ocorram por diversos aspectos, considerando a tecnologia e os incentivos fiscais do governo para a elevação positiva do fluxo de oferta e demanda. Uma vez que o crescimento industrial impacta diretamente a manutenção de emprego e renda do cidadão, bem como é uma forma de mensuração sobre o fluxo de consumo do brasileiro e a viabilidade de investimentos em setores específicos.
Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…
A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…
A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…
A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…
A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…
Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…