Home ENERGIA A maior usina solar fotovoltaica em formato carport do Brasil foi inaugurada em Sorocaba e tem capacidade de gerar energia suficiente para 2 mil residências

A maior usina solar fotovoltaica em formato carport do Brasil foi inaugurada em Sorocaba e tem capacidade de gerar energia suficiente para 2 mil residências

Com investimento milionário a nova usina solar fotovoltaica de Sorocaba evitará a emissão de aproximadamente 7160 toneladas de CO2 por ano.

by Marcelo Santos
A maior usina solar fotovoltaica em formato carport do Brasil foi inaugurada em Sorocaba e tem capacidade de gerar energia suficiente para 2 mil residências

No início desta semana, foi inaugurada em Sorocaba a maior usina solar fotovoltaica em formato de carport do Brasil. Com capacidade para suprir o consumo médio de 2 mil residências populares, essa usina representa um importante investimento privado de R$ 21 milhões. Além de abrigar veículos, essa estrutura aproveita a luz solar para gerar eletricidade limpa e contribui para a redução das emissões de dióxido de carbono.

Usina solar em formato de carport

Uma usina solar em formato de carport, também conhecida como estacionamento solar, é uma estrutura projetada para abrigar veículos enquanto gera energia. Essa solução consiste em uma cobertura com painéis solares instalados no topo, captando a luz solar e convertendo-a em eletricidade. Essa abordagem eficiente utiliza o espaço disponível em estacionamentos para promover a geração de energia limpa e renovável.

A usina solar de Sorocaba, localizada no bairro Alto da Boa Vista, foi inaugurada com a presença de autoridades municipais e estaduais, além dos responsáveis pelo projeto. Com capacidade para gerar energia suficiente para atender o consumo médio de 2 mil residências populares, essa usina de energia solar representa um marco importante para o setor no Brasil.

Usina solar de Sorocaba evitará a emissão de 7160 toneladas de CO2 por ano

Ao produzir energia limpa, a usina de energia solar de Sorocaba contribui para a redução das emissões de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. Estima-se que essa usina evite a emissão de aproximadamente 7160 toneladas de CO2 por ano, o que equivale à ação positiva de 45.250 árvores no combate às mudanças climáticas e ao aquecimento global. A utilização de energia solar fotovoltaica é uma solução sustentável que ajuda a reduzir a poluição do ar e o impacto ambiental causado pelos combustíveis fósseis.

O investimento de R$ 21 milhões realizado pela empresa Viridian Ecoenergia na usina solar destaca a relevância do setor privado na expansão da geração de energia solar no Brasil.

Atualmente, a energia solar fotovoltaica é a segunda maior matriz energética do país, ficando atrás apenas da energia hídrica. A capacidade instalada operacional de energia solar fotovoltaica no Brasil já ultrapassa os 23,9 gigawatts (GW), demonstrando um crescimento significativo desse setor.

A infraestrutura e funcionamento da usina solar em formato de carport

Para atingir sua capacidade de produção de 3 megawatt-pico (MWp), a usina solar conta com 4.589 módulos fotovoltaicos de 655 watts, importados da China. Esses módulos estão distribuídos em uma área de 30 mil metros quadrados, sendo que 14 mil metros quadrados são cobertos por painéis solares. O formato da estrutura metálica, em forma de colmeia, totaliza 56 toneladas de aço utilizadas no projeto.

Além de abrigar veículos e gerar energia, a usina solar possui uma central de inteligência em dois andares, responsável por abrigar a parte eletrônica da usina. Essa central climatizada garante a eficiência dos inversores, equipamentos responsáveis por converter a energia produzida pelos módulos solares para uso em aparelhos elétricos. Diferentemente da instalação convencional, em que os inversores ficam expostos às variações climáticas, nessa usina eles são protegidos em um ambiente controlado.

O futuro da usina solar de Sorocaba e a expansão do transporte elétrico

A usina de energia solar de Sorocaba foi projetada com uma visão voltada para o futuro do transporte no país. Além de contar com pontos de recarga para veículos elétricos, essa estrutura está preparada para abastecer veículos de pouso e decolagem verticais, conhecidos como eVTOLs. A EVE Air Mobility, empresa brasileira e spin-off da Embraer com sede nos Estados Unidos, está desenvolvendo e comercializando esses veículos, que deverão entrar em operação no Brasil a partir de 2026.

Durante a execução do projeto da usina solar, as vagas foram projetadas com uma distância de 12,5 metros entre os pilares de concreto. Esse espaçamento é adequado para atender à envergadura dos eVTOLs, viabilizando o reabastecimento desses veículos elétricos aéreos. Essa iniciativa promove a integração entre a geração de energia solar e as tecnologias inovadoras de transporte, impulsionando o desenvolvimento sustentável.

Veja também