PETRÓLEO

A Halliburton inaugura a tecnologia de registro em log 3D

Uma recém-introduzida capacidade de exploração madeireira enquanto perfura (LWD), mapeamento de reservatórios em 3D, fornece uma representação detalhada de estruturas de subsuperfície para melhorar a colocação de poços em reservatórios complexos, anunciou a empresa de serviços Halliburton.

A inversão 3D, um processo avançado de mapeamento de reservatórios, revela características negligenciadas, como falhas, zonas de água ou variações estruturais locais que podem alterar consideravelmente a trajetória de pouso ideal de um poço, disse Halliburton. Em aplicações de geossecção, a tecnologia maximiza o contato com as zonas de petróleo e gás, enquanto mapeia a formação circundante para identificar o óleo desviado, evitar riscos de perfuração e planejar o desenvolvimento futuro.

“Esta tecnologia única vai além dos modelos de reservatório em camadas para a caracterização 3D completa do reservatório, permitindo uma colocação precisa do poço”, disse Lamar Duhon, vice-presidente da Sperry Drilling. “Em formações complexas, a visualização de dados em um ambiente 3D ajuda os operadores a melhorar significativamente o entendimento do reservatório para impulsionar melhores decisões de perfuração e maximizar o valor dos ativos”.

A capacidade 3D se origina de medições feitas no fundo de terra do serviço de resistividade ultra-profunda EarthStar, um sensor LWD que identifica os limites de reservatórios e fluidos até 68 metros do poço, disse Hallibrton. Esse intervalo mais que dobra a profundidade de detecção de outras ofertas do setor.

Um operador no Mar do Norte implantou recentemente a capacidade 3D em um campo com uma longa história de produção e injeção de água. Os dados permitiram que o operador avaliasse melhor o movimento dos fluidos do reservatório e visualizasse os limites das falhas, o que permitia uma colocação de poços mais precisa e maior produção.

Julio Cesar

Nascido e criado em Macaé, sempre estive em contato com o setor marítimo, filho de mergulhador, praticamente criado no mar. Com vasto conhecimento em óleo e gás me formei em Engenharia de Petróleo pela UFF, e atualmente sou redator do Petrosolgas. Contato: juliocesar@petrosolgas.com.br

Postagens Recentes

Trabalhe na Alupar! Gigante renomada no setor de energia abre vagas de emprego e busca profissionais de áreas técnicas e operacionais para atuar na empresa

A Alupar, referência no setor de energia, está com vagas de emprego abertas para diversos…

2 horas ago

Vagas de Emprego: Amaggi abre oportunidades e busca talentos diversos para compor sua equipe. Envie o seu currículo e aproveite!

A Amaggi possui novas vagas de emprego disponíveis para profissionais de vários perfis e estados.…

2 horas ago

Mais de 700 vagas abertas em cursos técnicos gratuitos na Universidade Federal! Aproveite a oportunidade de qualificação e melhore seu currículo de graça!

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) abriu as inscrições para o Processo Seletivo 2025, oferecendo…

2 horas ago

Estão abertas as inscrições para o concurso público de nível médio da Polícia Militar! 2.700 vagas para Soldados com salários de R$ 4.852!

A Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM-SP) abriu o concurso público para preenchimento…

3 horas ago

Citroën C3 Aircross: O SUV de 7 lugares que foi um fracasso no teste de segurança no Brasil

O SUV Citroën C3 Aircross, modelo de sete lugares fabricado no Brasil, foi recentemente avaliado…

3 horas ago