Home NOTÍCIAS Exxon planeja incursão na exploração de gás de Israel

Exxon planeja incursão na exploração de gás de Israel

by Luis Santana
exploração em israel exxon

A Exxon tem planos de entrar na indústria israelense de exploração de gás natural, apesar das fortes relações do país com seus vizinhos árabes, onde a Exxon tem uma presença estabelecida, informou a Reuters, citando uma fonte com conhecimento dos planos.

De acordo com a fonte, funcionários da Exxon conversaram com o ministro da Energia israelense, Yuval Steinitz, à margem do CERAWeek em Houston, focando em um leilão de petróleo e gás em alto mar que Israel agendou para junho deste ano.

Israel fez várias grandes descobertas de gás no mar durante a última década, mas apenas uma delas, a Tamar, já está produzindo. Outro grande campo, o Leviathan, está próximo da conclusão, com o primeiro gás fluindo para o mercado no final de 2019, de acordo com um relatório de novembro de 2018 da Reuters.

O campo de Tamar contém cerca de 281 bilhões de m3 de gás natural e cerca de 13 milhões de barris de condensado, de acordo com o operador de campo Delek Group. A Delek é parceira no desenvolvimento da Tamar com a Noble Energy, que detém uma participação de 25%.

A Delek and Noble Energy também são os principais parceiros do projeto Leviathan, que Steinitz no início deste ano chamou de “o maior tesouro natural descoberto em Israel”. O campo detém cerca de 535 bilhões de m3 de gás natural e 34,1 milhões de barris. de condensado.

Israel tem grandes ambições na indústria do gás graças a essas descobertas e está ansioso para explorar mais reservas. Já fechou um importante acordo de exportação de gás com uma empresa egípcia, mas pode ser apenas o começo de seu crescimento como um fator regional a ser considerado no gás.

Isso pode colocar a Exxon em uma posição interessante com seus parceiros dos países árabes, mas o risco é relativamente pequeno: os produtores locais de petróleo e gás se beneficiaram do know-how fornecido pela Exxon e outras grandes petroleiras por tempo suficiente para arriscar perder isto.

No entanto, não há certeza de que haverá outra descoberta do tamanho de Leviathan em breve. O leilão de blocos de petróleo e gás de 2017 que Tel Aviv realizou foi decepcionante e as esperanças são agora que a próxima rodada, para cobrir 19 blocos, terá melhores resultados

Veja também