O Radar Industrial da Federação das Indústrias do estado fez um levantamento acerca da indústria e geração de celulose, e constatou que a mesma já gerou mais de 9 mil vagas de empregos de carteira assinada no MS entre os meses de janeiro e maio desse ano. De acordo com dados da IBÁ – Industria Brasileira de Árvores, o país se manteve como maior produtor de celulose no ano de 2019, atingindo a marca dos 19,7 milhões de toneladas fabricadas, sendo referência mundial na produção.
Geração de vagas de emprego na indústria de celulose no MS batem recorde
A Eldorado Brasil, sendo uma das maiores do ramo da celulose no mundo, se destaca por ter uma das maiores e mais modernas fábricas e competitividade por parte de seu modelo de negócios, tal dinamismo da empresa, já gerou cerca de mais de 5 mil vagas de empregos em suas operações e escritórios pelo mundo, a empresa já realizou nesse início de ano mais de 600 preenchimentos de vagas de emprego, tendo como destaque no setor florestal.
Como uma geradora de grandes oportunidades, no ano de 2021, a empresa gerou também mais de 1.500 vagas de emprego. Seu complexo industrial e áreas de plantio no MS já gera mais de 1 milhão de toneladas de celulose por ano, levando celulose nacional de alta qualidade para todo o mundo.
O programa de estágio da empresa, intitulado de “Super Talentos” é uma iniciativa que visa fomentar e promover o conhecimento técnico dos participantes por intermédio do contato com o meio ambiente corporativo, permitindo uma futura contratação. Dentro do estágio, os participantes podem vivenciar o dia a dia da profissão, seja de suas relações interpessoais ou em suas atividades práticas.
Investimentos no ramo da celulose no MS
No ano passado, a empresa Suzano anunciou a sua nova fábrica de celulose com base no eucalipto no MS. O investimento foi de mais de R$ 19 bilhões, denominado de “Projeto Cerrado”. Foi um dos maiores investimentos privado do Brasil na atualidade. A notícia havia sido divulgada durante o Suzano Day, evento anual da empresa mediante o balanço de 2021 e metas para o ano de 2022 e anos seguintes.
“A nova fábrica representa um importante avanço em nossa estratégia de longo prazo. A Suzano já está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas a partir de seus produtos e, como líder global, está comprometida em atender à crescente demanda global por produtos de origem renovável. Este projeto também trará uma relevante contribuição na geração de renda e emprego, bem como na capacidade de captura de carbono advinda da expansão da base florestal”, afirma o presidente da Suzano, Walter Schalka.
Segundo o andamento das obras, a Suzano divulgou os importantes avanços no mês de março, iniciando as etapas de construção das fundações da planta industrial, pontos de apoio a caminhoneiros, ETE e ETA provisórias, sistemas elétricos, torre de comunicação, brigada de incêndio e posto médico.
Anunciada em 2021, a nova fábrica será a mais competitiva da Suzano, que visa produzir mais de 2 milhões de toneladas de celulose de eucalipto ao ano, gerando mais de 3 mil novas vagas de emprego.