A Contecon Guayaquil SA (CGSA) tornou-se recentemente o primeiro porto da América do Sul a obter uma certificação de carbono neutro, de acordo com a International Container Terminal Services, Inc. (ICTSI).
Nomeadamente, o Ministério do Meio Ambiente do Equador e a agência de classificação ambiental Sambito SA reconheceram o “forte e prioritário compromisso com o meio ambiente” da empresa, com a certificação de conformidade da CGSA com os padrões ISO 14064-1.
“Esta certificação de carbono neutro concedida à Contecon Guayaquil é uma prova de nosso firme e inquebrantável compromisso de preservar o meio ambiente de nossa própria maneira. Essa certificação destaca, acima de tudo, a convicção e a responsabilidade de garantir operações sustentáveis e ecológicas, com menos contaminação ao meio ambiente ”, disse José Antonio Contreras, diretor executivo da CGSA.
A ICTSI continua aprimorando os sistemas de monitoramento de energia em todas as operações, expandindo o uso de equipamentos de manuseio de carga e frotas de veículos com eficiência energética da próxima geração e desenvolvendo medidas de produtividade que garantam a eficiência portuária como otimização de operações com eficiência energética.
“Além da eficiência portuária, o ICTSI Group vem realizando investimentos substanciais para garantir uma cadeia de fornecimento ecologicamente correta, com a visão de longo prazo de garantir certificações apropriadas para todos os portos – independentemente da localização, da idade do projeto ou do estágio de desenvolvimento. ”, Afirma Anders Kjeldsen, vice-presidente sênior e chefe regional das Américas da ICTSI.