A ex-petrolífera norte-americana ExxonMobil disse na segunda-feira que começou a perfurar o poço de exploração Haimara-1, na costa do país sul-americano da Guiana – o primeiro dos dois poços planejados em janeiro. O navio-sonda Stena Carron está perfurando o poço, localizado a 31 quilômetros a leste da descoberta de Pluma-1, no bloco de Stabroek, no sudeste do país.
Espera-se que o navio Noble Tom Madden perfure o segundo poço, Tilapia-1, a cerca de cinco quilômetros a oeste da descoberta de Longtail-1. O poço Tilapia-1 está localizado na área crescente de Turbot.
“Continuamos a priorizar prospectos de alto potencial nas proximidades de descobertas anteriores, a fim de estabelecer oportunidades de desenvolvimento material e eficiente”, disse Steve Greenlee, presidente da ExxonMobil Exploration Company. “Como as áreas de Liza e Payara, a área de Turbot está a caminho de oferecer opções de desenvolvimento significativas que maximizarão o valor para a Guiana e nossos parceiros.”
A companhia também planeja implantar uma embarcação sísmica operada pela Petroleum Geo-Services (PGS) na área de Turbot para adquirir dados sísmicos 4-D similares a uma campanha 4-D realizada na área de Liza em 2017.
Uma segunda embarcação da PGS foi liberada depois que as atividades de aquisição sísmica foram suspensas em 22 de dezembro, quando as embarcações foram abordadas pela marinha venezuelana na porção noroeste do Bloco de Stabroek.
As operações de perfuração e desenvolvimento offshore da Guiana não são afetadas pelo incidente, que ocorreu a mais de 110 quilômetros da descoberta Ranger, a mais próxima das 10 descobertas feitas pela ExxonMobil na seção sudeste do Bloco Stabroek.
A empresa opera o Stabroek Block offshore Guiana sob licença do governo do país. A aquisição de dados sísmicos estava sendo realizada na zona econômica exclusiva do país. A ExxonMobil disse que está avaliando os próximos passos para o programa sísmico.
A ExxonMobil anunciou sua 10ª descoberta no litoral da Guiana no poço Pluma-1 em dezembro, aumentando seu recurso recuperável estimado para o Bloco Stabroek para mais de 5 bilhões de barris equivalentes de petróleo.
O Pluma-1, localizado a cerca de 27 km ao sul do poço Turbot-1 e seguindo as descobertas anteriores no Bloco de Stabroek, encontrou cerca de 37 metros de arenito de alta qualidade contendo hidrocarbonetos. O poço foi perfurado com segurança a 16, 447 pés (5,013 metros) de profundidade em 3.340 pés (1.018 metros) de água.