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SuperTruck 2: O caminhão supereconômico que reduziu seu consumo em até 50% em relação aos concorrentes

Uma das mudanças mais notáveis no super caminhão da Kenworth é o seu design aerodinâmico inspirado em trens-bala.

by Andriely Medeiros
Uma das mudanças mais notáveis no super caminhão da Kenworth é o seu design aerodinâmico inspirado em trens-bala.

Em um mundo onde a eficiência de combustível é uma prioridade para motoristas e empresas de transporte, o novo caminhão SuperTruck 2 da Kenworth surge como uma revolução. Apresentado na Advanced Clean Transport, uma renomada exposição automobilística em Las Vegas, o SuperTruck 2 promete uma economia de combustível sem precedentes, reduzindo o consumo em 50% em comparação aos modelos anteriores.

A nova era da economia de combustível nos caminhões

O SuperTruck 2 é fruto de um projeto desafiador proposto pelo Departamento de Energia dos EUA, que exigia melhorias significativas na eficiência dos caminhões sem abandonar o uso do diesel. A Kenworth superou todas as expectativas, aprimorando o consumo do SuperTruck 2 em 136% em relação ao seu modelo anterior mais eficiente, o Kenworth T660.

Jim Walenczak, gerente da Kenworth, destacou que alcançar esse nível de eficiência envolveu uma série de modificações técnicas e de design, resultando em um caminhão que consome apenas 18,4 litros a cada 100 km. Essa conquista foi possível através de inovações que incluíram a redução do peso do veículo em mais de três toneladas e melhorias aerodinâmicas significativas.

O SuperTruck equipado com tecnologia de ponta

Uma das mudanças mais notáveis no SuperTruck 2 é o seu design aerodinâmico inspirado em trens-bala. A cabine central é estreita e inclinada, e as rodas estão embutidas na carroceria, reduzindo o arrasto aerodinâmico em 48%. Além disso, os espelhos laterais tradicionais foram substituídos por hastes equipadas com câmeras finas e de visão noturna, proporcionando maior segurança e menor resistência ao ar.

A suspensão do caminhão também foi completamente redesenhada. Com altura variável, a suspensão pode ajustar a altura do caminhão para otimizar a eficiência durante a condução, diminuindo ainda mais o arrasto. O uso de materiais leves, incluindo pneus de baixa resistência ao rolamento, também contribuiu para a redução do peso total do caminhão, que agora é de 11,8 toneladas — uma economia de 3,22 toneladas em comparação ao modelo anterior.

O SuperTruck 2 não apenas aprimorou sua aerodinâmica e reduziu o peso, mas também introduziu um sistema de propulsão híbrido. A combinação de um motor diesel com um gerador elétrico que recarrega durante a frenagem permite que o caminhão alimente sistemas auxiliares como refrigeração e ar-condicionado de maneira mais eficiente.

Esse sistema híbrido aumentou a eficiência do motor para 55,7%, um recorde no setor, considerando que a média de eficiência dos motores a diesel modernos é de 47%.

Futuro promissor, mas incerto do novo super caminhão e seu impacto na indústria

Apesar das impressionantes melhorias, a Kenworth anunciou que não planeja produzir o SuperTruck 2 em larga escala. Keith Adams, engenheiro-chefe da Kenworth, afirmou que o projeto serviu como uma “tremenda oportunidade para considerar o que será possível à medida que olhamos para o futuro”.

Embora o SuperTruck 2 possa não estar disponível para compra tão cedo, ele representa um marco importante na indústria de transporte, demonstrando ser possível alcançar significativas economias de combustível e eficiência energética. A apresentação do SuperTruck 2 gerou grande interesse na indústria de transporte e entre especialistas em economia de combustível.

A eficiência alcançada pelo SuperTruck 2 serve como um modelo para futuros desenvolvimentos, incentivando outras empresas a investir em tecnologias que reduzam o consumo de combustível e as emissões de carbono. O SuperTruck 2 da Kenworth é um exemplo brilhante de inovação e compromisso com a sustentabilidade. Mesmo que sua produção comercial ainda não esteja planejada, as tecnologias e avanços introduzidos por esse caminhão influenciarão certamente o futuro do transporte rodoviário.

A economia de combustível e a eficiência demonstradas pelo SuperTruck 2 estabelecem novos padrões para a indústria, provando que o futuro dos caminhões pode ser mais verde e eficiente. Em um mercado onde cada gota de combustível conta, o SuperTruck 2 não apenas atende, mas supera as expectativas, tornando-se um marco na busca por um transporte mais sustentável e econômico.

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