Home ENERGIA Energia solar já ultrapassa energia nuclear e do carvão no Brasil

Energia solar já ultrapassa energia nuclear e do carvão no Brasil

by Julio Cesar
energia solar fapesp

A capacidade total instalada da fonte solar fotovoltaica já excede a soma das usinas termelétricas a carvão e nuclear no Brasil. O valor inclui grandes usinas de energia solar e pequenos sistemas, que incluem edifícios residenciais, empresas, indústrias, produtores rurais e edifícios públicos. A pesquisa foi realizada pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

De acordo com o mapa da empresa, existem 5.763,5 megawatts (MW) de eletricidade de uma fonte solar, enquanto um total de 5.586,8 megawatts provém de usinas térmicas a carvão e nuclear. “Ao mesmo tempo, a energia solar total é quase 4% maior que a capacidade dessas usinas termelétricas com base em recursos não renováveis ​​e com um grande impacto ambiental ao longo de todo o seu ciclo de vida”, comentou Ronaldo, presidente do conselho da Absolar. Koloszuk.

No conjunto entre pequenas, médias e grandes aplicações, o mercado brasileiro de sistemas fotovoltaicos solares já trouxe mais de US $ 30 bilhões em investimentos privados para o país.

E esse valor tende a aumentar, em um estudo recente feito pela FAPESP, utilizando perovskitas, houve um alcance de 25% em eficiência na conversão de energia luminosa para energia elétrica, o que em um futuro próximo, pode resultar no barateamento do material utilizado em painéis solares.

Destes, 15,52 bilhões de reais foram investidos em grandes fábricas, principalmente nas regiões nordeste e sudeste, que geram energia para milhares de brasileiros por meio de um sistema nacional interconectado.

Outra parte no valor de 14,59 bilhões de reais. Foi o resultado de investimentos diretos de pessoas, empresas, produtores rurais e governos em sistemas de pequeno e médio porte, espalhados por todas as regiões do país.

Em geral, as grandes empresas possuem 2928,0 MW e em sistemas em telhados, fachadas e pequenas áreas – 2835,5 MW.

Veja também