Muitos profissionais sonham em viver e trabalhar no exterior, mas enfrentam desafios significativos, como a busca por emprego e moradia em um país estrangeiro. No entanto, uma boa notícia para aqueles que compartilham esse desejo é que a JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, está oferecendo a oportunidade de viajar com tudo pago e chegar em países como Argentina, Austrália, Canadá, Estados Unidos e Reino Unido já empregado e com a moradia custeada. Confira como concorrer às vagas de emprego da multinacional.
Quer trabalhar no exterior através da JBS? Confira os requisitos necessários
Para concorrer a essas vagas de emprego no exterior, os candidatos devem atender a alguns requisitos. É necessário ter pelo menos 12 meses de experiência na JBS, com pelo menos seis meses na função desejada. Além disso, é necessário ter ensino fundamental completo e qualificações técnicas exigidas para a função. A empresa não exige fluência em inglês ou em qualquer outro idioma, pois oferece treinamento de língua inglesa em parceria com o Instituto J&F.
Os colaboradores inscritos passam por um processo seletivo interno. Aqueles que são aprovados iniciam uma etapa de orientação e acompanhamento específicos, com todo o suporte da JBS. Isso inclui auxílio no processo de obtenção de visto, compra de passagem aérea e documentação necessária.
Programa JBS Sem Fronteiras
Essa iniciativa faz parte do “JBS Sem Fronteiras,” um programa criado em 2015 com o objetivo de promover o intercâmbio profissional de operadores da Friboi e da Seara para a cidade de Brooks, em Alberta, no Canadá. Hoje, esse programa se expandiu e oferece oportunidades de emprego em todos os níveis hierárquicos em vários países ao redor do mundo.
Fernando Meller, diretor de RH da JBS Brasil, afirma: “Temos como missão dar oportunidade de um futuro melhor a todos os nossos colaboradores, e o JBS Sem Fronteiras é um exemplo de como a companhia faz isso na prática. Somos uma empresa global, e isso possibilita a construção de carreira tanto no Brasil quanto no exterior.”
Como posso concorrer às vagas de emprego da JBS no exterior?
Se você deseja trabalhar no exterior por meio da JBS, há boas notícias! A companhia atualmente tem 4.453 vagas de emprego disponíveis em suas unidades e escritórios espalhados pelo Brasil. Com exceção das posições de operador de produção, que requerem a entrega do currículo pessoalmente na unidade, é possível consultar e se inscrever nas oportunidades no site de carreiras da empresa. Após o cumprimento do período mínimo de experiência no Brasil (12 meses), você estará apto a concorrer às vagas no exterior.
O processo seletivo para trabalhar no exterior é permanente e conta com vagas disponíveis em unidades da Argentina, Austrália, Canadá, Estados Unidos e Reino Unido. A JBS oferece moradia e alimentação custeadas pela empresa por algumas semanas no novo país, além de auxiliar na busca por uma residência fixa e escola para aqueles que têm filhos. A multinacional também cobre as despesas com passagens aéreas e oferece cursos de idiomas.
Histórias de sucesso
Colaboradores que já participaram do programa compartilham suas histórias de sucesso. Henrique Mendes da Silva, de 27 anos, embarcou para a JBS Canadá após oito anos de trabalho na linha de produção da empresa no Brasil. Ele afirma: “Quando soube da oportunidade, fiquei encantado com a possibilidade de morar em um país de primeiro mundo, algo raro para quem vive na minha região, no Norte do Brasil.”
Esdras Mota da Silva, de 40 anos, também escolheu o Canadá como destino, embarcando com sua esposa e dois filhos. Ele destaca a ajuda da JBS na busca por moradia e escola para as crianças, afirmando: “Estou vivendo o dia mais importante da minha vida, que é a realização de um sonho, uma oportunidade de dar uma vida melhor para os meus filhos.”
Gabriel Antunes Oliveira Lima, de 27 anos, recentemente desembarcou na Austrália com o apoio da JBS. Ele diz: “Trabalhar na Austrália é uma grande realização na minha vida, e graças às possibilidades oferecidas pela companhia, e do meu esforço e disciplina nos estudos, esse sonho se tornou realidade.”
Programa escritórios verdes da JBS alcança 8 mil regularizações socioambientais
O programa “Escritórios Verdes” da JBS atingiu a marca de 8 mil regularizações socioambientais de fazendas no Brasil, com 47% delas correspondendo a pequenas propriedades, informou a empresa. Somente no ano passado, foram realizadas 4 mil regularizações, das quais 2,3 mil hectares foram destinados à recomposição florestal. Além disso, a JBS afirma ter prestado mais de 22 mil atendimentos a produtores rurais, incluindo 9 mil em 2023, o que representa um crescimento de 57% em relação a 2022.
O programa Escritórios Verdes começou com escritórios nos estados do Pará, Rondônia, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e, posteriormente, expandiu sua atuação para o Acre e o Tocantins. A JBS estabeleceu a meta de alcançar 12 mil regularizações em 2024, impulsionada pelo lançamento do programa “Escritórios Verdes 2.0” no final do ano passado.
Promovendo práticas sustentáveis
Segundo a JBS, o Escritórios Verdes 2.0 reforça a estratégia da empresa de promover práticas sustentáveis além do bloqueio de produtores que não estejam em conformidade com sua política de compras. A diretora de Sustentabilidade da JBS Brasil, Liège Correia, destacou que a iniciativa oferecerá ferramentas para que os produtores tenham acesso a práticas e técnicas de produção regenerativa e sistemas agroflorestais integrados.
A JBS afirmou que monitora diariamente mais de 70 mil potenciais fazendas fornecedoras de gado. Quando uma propriedade é identificada com não conformidades em relação aos critérios socioambientais da política de compras da empresa, é realizado o bloqueio. A companhia enfatizou a importância de atuar em conjunto com pecuaristas e pequenos produtores para oferecer soluções efetivas e assistência técnica àqueles que desejam regularizar suas propriedades e promover a sustentabilidade no setor agropecuário.