À medida que o colapso do mercado de petróleo se intensificava uma semana após o novo acordo de corte de produção da OPEP +, a Arábia Saudita sugeriu pela segunda vez em duas semanas que está pronta para tomar outras medidas com a OPEP para restaurar a estabilidade do mercado de petróleo.
Em uma reunião de terça-feira do gabinete saudita presidido pelo rei Salman bin Abdulaziz Al Saud, discutiu a “vontade da Arábia Saudita de alcançar a estabilidade no mercado de petróleo, sua afirmação com a Federação Russa de um firme compromisso de implementar cortes planejados nos próximos dois anos” , monitorando de perto as situações do mercado de petróleo e preparando-se para tomar medidas adicionais em conjunto com a OPEP + e outros produtores ”, informou a Agência de Imprensa Saudita.
Confira também:
- Perbras com vaga offshore para plataformista no Rio de Janeiro
- Empresa de operação e manutenção contrata coordenador de operações
O colapso da demanda global de petróleo e a redução da capacidade de armazenamento pressionaram os preços do petróleo desde que o grupo OPEP + apresentou um novo plano para restaurar a “estabilidade no mercado” – sua palavra-chave de proxy PR para elevar os preços do petróleo.
O mercado e os analistas, no entanto, veem o novo acordo como “um pouco tarde demais” para causar um impacto significativo no crescimento dos estoques globais em meio à queda da demanda.
Apesar do acordo com a OPEP +, os preços continuaram em uma espiral descendente na semana passada, com os relatórios de estoque nos Estados Unidos mostrando um recorde comercial de petróleo bruto em meio à demanda em queda.
Na quinta-feira passada, os ministros da energia da Arábia Saudita e da Rússia, príncipe Abdulaziz bin Salman e Alexander Novak, respectivamente, mantiveram uma conversa por telefone e emitiram um comunicado pela Agência de Imprensa Saudita, dizendo que os dois países estavam “fortemente comprometidos em implementar os cortes de metas acordados. nos próximos dois anos e continuará monitorando de perto o mercado de petróleo e está preparado para tomar outras medidas em conjunto com a OPEP + e outros produtores, se necessário. ”
Apesar do caos típico do mercado saudita, a destruição da demanda e o aumento no volume de estoques com excesso de oferta não levaram a lugar nenhum, levando a um colapso histórico do WTI Crude em território negativo na segunda-feira.