A Acelen e a Bunker One unem forças em uma parceria estratégica que promete revolucionar o abastecimento de navios no Porto do Itaqui, no Maranhão. Com a introdução de um abastecimento sem ancoragem interna, a colaboração tem em vista reduzir os custos e o tempo de permanência das embarcações, enquanto amplia a capacidade de atendimento, podendo chegar a até dois navios por dia. Além disso, a iniciativa visa atrair embarcações de longo curso e cabotagem, fortalecendo o local de destaque do Brasil como hub de abastecimento de embarcações na América Latina.
Acelen e Bunker One assinam acordo inovador para revolucionar o abastecimento no complexo portuário
No âmbito do mercado de combustíveis marítimos, a Acelen e a Bunker One estão trazendo inovação ao Porto do Itaqui, no Maranhão. Essas duas gigantes do setor anunciaram recentemente uma parceria estratégica que promete revolucionar o abastecimento de navios na região. A Acelen, empresa pertencente ao fundo Mubadala, é conhecida por sua operação na Refinaria Mataripe, situada na Bahia. Sua experiência no setor de petróleo e combustíveis é um ativo valioso que se alinha perfeitamente com a visão dessa parceria.
A Refinaria Mataripe desempenhará um papel fundamental na nova empreitada, fornecendo os recursos necessários para abastecer navios no Porto do Itaqui. Já a Bunker One, por sua vez, é uma comercializadora global de combustíveis marítimos com uma reputação sólida e experiência incomparável no setor. Sua subsidiária, a Nova Offshore, será responsável pela operação no Porto de Itaqui. Juntas, Acelen e Bunker One têm uma combinação poderosa de recursos e conhecimento para oferecer um novo tipo de serviço de abastecimento de bunker.
O Porto do Itaqui é um centro vital para as exportações de matérias-primas, como ferro e soja, além de ser uma peça fundamental na distribuição de combustíveis no mercado interno. Dessa forma, a parceria entre Acelen e Bunker One visa otimizar ainda mais esse importante hub logístico. Uma das inovações mais notáveis dessa parceria é a introdução do abastecimento de bunker sem a necessidade de ancoragem interna.
Conforme divulgado, iniciará neste mês o processo de abastecimento de grandes cargueiros e petroleiros no fundeiro do Porto do Itaqui. Isso significa que os navios podem ser abastecidos enquanto aguardam sua entrada na área interna para operar, reduzindo significativamente o tempo de permanência no porto. Essa abordagem inovadora não apenas aumenta a eficiência das operações de carga e descarga nos terminais, mas também reduz os custos associados às taxas portuárias.
Nova forma de abastecimento de bunker ampliará capacidade operacional no Porto do Itaqui
A Acelen e a Bunker One estão comprometidas em atender as necessidades da indústria de shipping no Brasil. Com essa parceria, as companhias esperam chegar à capacidade de atender até 2 embarcações por dia, o que aumentará significativamente a capacidade de abastecimento no Porto do Itaqui.
A Bunker One estima que essa colaboração contribuirá para um crescimento de, aproximadamente, 30% em suas operações no Brasil. Esse impacto positivo se traduzirá em uma oferta ainda maior de serviços de abastecimento de bunker para a indústria de navegação no país. Além de melhorar o abastecimento de navios que operam na região, a parceria entre Acelen e Bunker One tem a ambição de atrair embarcações de longo curso e cabotagem.
Isso será possível através do chamado “Bunker Only Call,” quando navios se dirigem a uma localidade específica apenas para abastecer. Essa estratégia pode fortalecer ainda mais a posição do Porto do Itaqui como um centro de abastecimento de combustíveis marítimos. Assim, com a introdução de um abastecimento mais eficiente e econômico, essa aliança tem o potencial de transformar o cenário da indústria de shipping no Brasil.