A região do Litoral Norte do Rio Grande do Sul está prestes a ganhar um novo impulso para sua economia com o anúncio da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) acerca da autorização para a construção e operação do Porto Meridional em Arroio do Sal. O edital foi publicado no Diário Oficial da União na última segunda-feira, (24), e o projeto promete trazer benefícios significativos para a área.
Projeto prevê construção de terminal de uso privado para embarcações de grande porte
O Porto Meridional será um terminal de uso privado do tipo onshore, com capacidade estimada para receber até 40 mil toneladas. Essa estrutura se destaca por seu calado inicial de 17 metros, possibilitando a atracação de embarcações de grande porte, incluindo cruzeiros marítimos. Com um orçamento previsto de R$ 6 bilhões, o empreendimento promete impulsionar o desenvolvimento local e regional.
O responsável pelo projeto é o engenheiro João Acácio Gomes de Oliveira Neto, presidente da DTA Engenharia. Ele destaca que a captação dos recursos para a execução do Porto Meridional será realizada por meio de diversas fontes, incluindo investidores interessados em equity, estruturação de dívidas, fundos de investimentos, fomento via BNDES e o Fundo da Marinha Mercante (FMM). Essa diversificação nas fontes de financiamento torna o projeto mais robusto e viável.
Para João Acácio, a publicação do edital representa um avanço significativo, mas ainda há etapas importantes a serem concluídas. O próximo passo crucial é a obtenção da licença ambiental pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama). Com a licença em mãos, a previsão é que a construção do porto se inicie em 24 meses, com expectativa de que o primeiro navio atraque no local em 2026.
“Sempre acreditamos nisso e estávamos confiantes que a obra iria acontecer”, destaca. “Mas, com precaução e sabendo dos prazos legais dos órgãos públicos que precisam ser respeitados”, completa Affonso Flávio Angst (Bolão), o prefeito de Arroio do Sal.
Avanço da construção do Porto Meridional é celebrado por parlamentares e especialistas
O senador Luis Carlos Heinze (PP), que acompanhou de perto as negociações do projeto, celebrou o avanço do empreendimento. Ele enfatizou que o Porto Meridional não tem a intenção de competir com o Porto de Rio Grande, mas sim de somar esforços para beneficiar toda a região e o Estado como um todo. Segundo o senador, a infraestrutura logística tem sido um dos desafios enfrentados pelo Rio Grande do Sul, e essa alternativa trará benefícios econômicos locais e atrairá investidores interessados.
O deputado estadual Issur Koch (PP), presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Porto de Arroio do Sal na Assembleia Legislativa, reforçou a importância do empreendimento no Litoral Norte como um complemento à infraestrutura existente, fortalecendo a logística regional e trazendo vantagens para todo o Estado. Ele salientou que o objetivo não é competir com o Porto de Rio Grande, mas sim aprimorar as operações portuárias e a acessibilidade para escoamento de mercadorias.
Com a perspectiva de concretização do Porto Meridional em Arroio do Sal, a região se prepara para receber investimentos e se tornar um polo de desenvolvimento econômico. A expectativa é de que o novo terminal aquaviário traga inúmeros benefícios à economia local e regional, além de representar um importante avanço na infraestrutura logística do estado. O futuro do Litoral Norte gaúcho se mostra promissor com a possibilidade de impulsionar o comércio e as oportunidades de negócio, atraindo investidores e consolidando-se como uma peça chave para o crescimento sustentável do Rio Grande do Sul.
Com as informações divulgadas até o momento podemos concluir que, com a expectativa da licença ambiental, o futuro do Porto Meridional parece promissor, trazendo perspectivas positivas para todo o estado e consolidando o Brasil como um país comprometido com o desenvolvimento sustentável e a expansão de suas atividades comerciais.