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Brasileiro vai poder comprar carro elétrico por R$ 100 mil, estima presidente da BYD

Montadora chinesa BYD busca tornar carros elétricos mais acessíveis ao mercado brasileiro com investimentos em produção local.

by Marcelo Santos
Brasileiro vai poder comprar carro elétrico por R$ 100 mil, estima presidente da BYD

O presidente da BYD Brasil, Tyler Li, anunciou recentemente os planos ambiciosos da montadora chinesa para o mercado de carros elétricos no Brasil. A empresa planeja colocar no mercado nacional um carro elétrico de entrada com preço entre R$ 100 mil e R$ 200 mil, ou até mesmo abaixo dos R$ 100 mil, tornando a opção elétrica mais acessível para os consumidores brasileiros.

Carro elétrico por R$ 100 mil poderá popularizar a mobilidade sustentável

Com o crescimento da preocupação com a sustentabilidade e a busca por alternativas mais limpas e econômicas de transporte, os carros elétricos vêm ganhando espaço no mercado automotivo mundial. No Brasil, contudo, um dos principais entraves tem sido o preço elevado desses veículos. O anúncio da BYD é uma esperança para muitos que desejam aderir à tecnologia elétrica, mas ainda enfrentam barreiras financeiras.

Fabricantes chinesas reagem ao lançamento do Dolphin

Recentemente, a BYD lançou o carro elétrico Dolphin no mercado brasileiro por R$ 148.900, oferecendo um pacote tecnológico completo com internet, assistente pessoal, karaokê e videogame a bordo.

O veículo tem sido bem recebido pelos consumidores, registrando vendas expressivas nas primeiras horas de lançamento. Essa concorrência tem acirrado a disputa pelo carro elétrico mais acessível do mercado, com outras fabricantes chinesas reduzindo os preços de seus modelos de entrada para a faixa dos R$ 140 mil.

BYD abre caminho para carros elétricos mais acessíveis

A estratégia da BYD em produzir localmente visa criar uma cadeia de suprimentos no Brasil, o que permitiria reduzir ainda mais os preços dos carros elétricos. Além disso, a intenção é expandir a exportação dos veículos fabricados no país para outras nações da América Latina, fortalecendo a presença da marca na região.

A chegada da BYD ao Brasil ocorreu em 2015, com a inauguração de uma fábrica de montagem de ônibus elétricos em Campinas (SP). Desde então, a empresa tem ampliado suas operações no país, com a abertura de uma unidade para produção de módulos fotovoltaicos e outra para fabricação de baterias de fosfato de ferro-lítio, em Manaus.

A montadora chinesa também assumiu a liderança mundial na produção de veículos elétricos em julho de 2022, ultrapassando a famosa Tesla de Elon Musk. Essa conquista é atribuída à integração na produção de automóveis e baterias, proporcionando vantagens competitivas em termos de qualidade e preços atrativos.

BYD realiza investimento de R$ 3 bilhões em três fábricas na Bahia

O anúncio do investimento de R$ 3 bilhões em três fábricas na Bahia, com localização ainda em negociação, reforça o compromisso da BYD com o mercado brasileiro. A empresa já está recebendo uma enxurrada de currículos, demonstrando o interesse dos profissionais locais em fazer parte dessa jornada tecnológica.

Tyler Li expressa otimismo quanto à aceitação dos carros chineses no Brasil, destacando que a percepção em relação aos produtos chineses evoluiu significativamente nos últimos anos. Ele reforça que a BYD está disposta a trazer sua tecnologia para o país que o governo chinês também apoia a expansão de outras empresas chinesas no Brasil.

Produção de veículos híbridos e elétricos

Com a estratégia de produção no Brasil, a BYD pretende não apenas aumentar sua participação no mercado local, mas também fortalecer o fornecimento de veículos elétricos para toda a América Latina. Também há planos para produzir tanto veículos híbridos plug-in (PHEV) quanto elétricos (EV) na fábrica brasileira.

Os desafios da empresa no Brasil incluem questões relacionadas ao sistema tributário, mas Tyler Li demonstra satisfação com a aprovação da reforma pelo Congresso, enxergando melhorias gradativas no ambiente de negócios no país.

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