A empresa nacional de petróleo de Abu Dhabi, ADNOC, concedeu US $ 3,6 bilhões em contratos para as subsidiárias Vallourec, Tenaris e Marubeni.
Os três contratos são para entrega de revestimento e tubulação. A ADNOC disse que os contratos tinham o potencial de atingir “Valor no País de mais de 50%”, incluindo US $ 100 milhões em investimentos estrangeiros diretos, nos próximos cinco anos, para estabelecer bens tubulares no estado-da-arte do petróleo ( OCTG), centro de usinagem e reparo, e uma academia de treinamento em Abu Dhabi para melhorar a expertise local e gerar valor para os EAU.
De acordo com a ADNOC, nos termos dos contratos, as três empresas fornecerão um total combinado de 1 milhão de toneladas de revestimento e tubagem. Isto é, segundo a ADNOC, equivalente à distância de Abu Dhabi a Houston. As mercadorias serão entregues durante um período de cinco anos para apoiar as atividades de perfuração da ADNOC.
“O prêmio marca o primeiro de uma série de gastos com aquisição relacionados a perfuração com um valor total de 55 bilhões de dólares australianos (US $ 15 bilhões) que a ADNOC planeja fazer nos próximos cinco anos e faz parte de sua despesa de capital de 486 bilhões de dólares australianos. (CAPEX) aprovado pelo Conselho Supremo do Petróleo de Abu Dhabi (SPC) em novembro de 2018 ”, disse o ADNOC.
As outras categorias de aquisição – excluindo este prêmio – são Equipamento de Conclusão de Downhole, Cabeças de Poço e Árvores X-Mas, Suportes Lineares, Fluidos de Perfuração, Perfuração Direcional, Cimentação e Extração de Madeira.
Abdulmunim Saif Al Kindy, Diretor Executivo Upstream da ADNOC, disse: “A concessão de contratos com um escopo combinado que é um dos maiores do mundo para tubulações e revestimentos segue um processo de licitação altamente competitivo … Esses acordos fornecerão à ADNOC maior flexibilidade para responder proativamente às demandas do cenário energético em evolução à medida que aumentamos nossas atividades de perfuração e entregamos nossa estratégia para 2030. ”
O ADNOC também disse que os contratos criariam oportunidades de emprego para os cidadãos dos EAU: “Com mais de 6,6 bilhões de reais (US $ 1,8 bilhão) de valor potencial para retornar à economia dos EAU, os prêmios darão estímulo significativo aos produtos e serviços do país e criarão adicionais. oportunidades de emprego qualificado para os cidadãos dos EAU. ”
“O escopo combinado dos prêmios é baseado na exigência prevista de revestimento e tubulação no Grupo ADNOC. As premiações complementam os planos substanciais de crescimento upstream do ADNOC e impulsionam a prestação de serviços integrados de perfuração, uma vez que planeja aumentar sua perfuração convencional em 40% até 2025 e aumentar substancialmente o número de seus poços não convencionais. Isso faz parte de sua meta de atingir 4 milhões de barris de capacidade de produção de petróleo por dia (mmbpd) até o final de 2020 e 5 mmbpd até 2030 ”, disse o ADNOC.