A Damen Shipyards Group está introduzindo um projeto inovador no mercado marítimo — o Multi Cat 1908 Electric — uma embarcação de serviço que traz um impulso significativo para a sustentabilidade nesse setor. Com base em mais de 25 anos de experiência na construção Multi Cat, a Damen combinou tecnologia de ponta para criar uma embarcação de trabalho com emissões zero. Essa novidade marca um avanço significativo para tornar as operações marítimas mais amigas do meio ambiente e sustentáveis.
Tecnologia de ponta impulsiona a sustentabilidade das embarcações de serviço
O Multi Cat 1908 Electric é um barco de trabalho multiuso projetado para operações em águas rasas e profundas. Completamente movido a eletricidade, esse novo modelo representa uma solução inovadora para as necessidades de trabalho no mar.
A Damen projetou o MuC 1908 E para operar tanto em ambientes internos, como portos e rios, quanto ao longo da costa, até 20 milhas náuticas de distância, realizando diversas tarefas essenciais para a indústria marítima. Desde empurrar e rebocar até manusear âncoras, recuperar boias, realizar pesquisas e até mesmo abastecer embarcações com bunker, o Multi Cat 1908 Electric é um verdadeiro parceiro de trabalho.
Uma das principais vantagens dessa embarcação elétrica é a sua autonomia. Com uma única carga, o Multi Cat 1908 Electric pode operar por até 12 horas, proporcionando eficiência e produtividade aos seus usuários. Além disso, as baterias de última geração são projetadas para fornecer energia à embarcação por até uma década após a entrega, oferecendo um desempenho duradouro e confiável.
Operações eficientes e sem emissões com o Multi Cat 1908 Electric
O Multi Cat 1908 Electric também incorpora os avanços da digitalização no setor marítimo. Com a plataforma de embarcações conectadas Triton, desenvolvida pela Damen, o operador tem acesso a uma variedade de recursos e informações em tempo real.
Por meio de sensores estrategicamente posicionados, o Triton coleta dados essenciais para auxiliar no controle e desempenho da embarcação. Além de fornecer uma visão abrangente do desempenho da bateria, o Triton permite otimizar a eficiência operacional e conduzir a manutenção preventiva, garantindo uma operação livre de problemas.
Como parte de seu compromisso em fornecer soluções completas para seus clientes, a Damen adota uma abordagem integrada. Além de entregar uma embarcação elétrica de última geração, a empresa oferece serviços adicionais sob medida para atender às necessidades individuais de cada cliente.
Isso pode incluir consultoria e assessoria, principalmente relacionadas ao fornecimento local de eletricidade e infraestrutura necessária para suportar embarcações elétricas. Além disso, a Damen pode fornecer equipamentos adicionais, como infraestrutura de carregamento em terra.
“Com nosso compromisso com o aumento da sustentabilidade marítima, queríamos criar um barco de trabalho versátil que pudesse trazer desempenho de emissões zero para uma ampla gama de operações. Pegamos uma plataforma comprovada e a combinamos com a experiência que adquirimos nos últimos anos em eletrificação para criar uma embarcação inovadora com potencial para causar um impacto considerável nas emissões marítimas”, disse o gerente comercial da Damen Shipyards Hardinxveld, Jeroen van Woerkum.
Conheça a Damen Shipyards
A Damen Shipyards é uma empresa holandesa especializada na construção de navios e embarcações. Fundada em 1927, a Damen possui uma longa história e é considerada uma das principais empresas de construção naval do mundo.
A empresa opera em diversos setores da indústria naval, incluindo defesa e segurança, transporte marítimo, offshore, pesca e embarcações de trabalho. Eles projetam e constroem uma ampla variedade de navios, desde navios de patrulha e corvetas até navios-tanque, rebocadores e navios de cruzeiro. Além disso, a Damen também fornece serviços de reparo e manutenção de navios.
A Damen Shipyards é conhecida por sua abordagem padronizada de construção naval, que utiliza módulos pré-fabricados para acelerar o processo de construção e permitir uma maior flexibilidade na personalização de embarcações. Isso lhes permite construir e entregar navios de forma mais rápida e eficiente.