Home NOTÍCIAS Explosão e incêndio em embarcação offshore HPCL na Índia, deixa um morto

Explosão e incêndio em embarcação offshore HPCL na Índia, deixa um morto

by Julio Cesar
Uma pessoa foi morta e outra desapareceu após um grande incêndio em uma embarcação de apoio offshore (OSV) chamada Coastal Jaguar, contratada pela Hindustan Petroleum Corporation Limited, na segunda-feira, após uma forte explosão a bordo do navio.

O falecido foi identificado como Ashish Kumar (30) de Rajasthan e o tripulante desaparecido foi identificado como Vicky (40). Segundo a polícia da cidade, os dois saltaram do navio depois que o incêndio começou. O restante da tripulação de 26 membros do Coastal Jaguar foi resgatado por equipes enviadas pela Visakhapatnam Port Trust e pela Indian Coast Guard.

Segundo a polícia, seis tripulantes estão gravemente feridos – Tasarapu Bharadwaj (23), residente na antiga agência dos correios em Visakhapatnam, sofreu 90% de queimaduras, Ansar Ulhak (39), de Kolkata, sofreu 65% de queimaduras, Vanamadi Annavaram ( 40) de East Godavari sofreu 30% de queimaduras, Jaswir Singh (46) de Agra sofreu 45% de queimaduras, Juvin Joshi (24) de Ernakulam sofreu 45% de queimaduras e Chintapalli Tandelu (48) de Srikakulam. A polícia disse que outras oito pessoas também ficaram feridas no acidente. Todos eles foram internados em um hospital privado na cidade.

A causa do incêndio ainda não foi confirmada, mas fontes disseram que um cano de cilindro pegou fogo, enquanto fontes da polícia disseram que pode ser uma explosão de tanque de combustível. A embarcação tinha ido para o Single Point Mooring (SPM) para trabalhos de manutenção. O acidente ocorreu enquanto o trabalho estava sendo realizado. Enquanto isso, um comunicado de imprensa emitido pela Vizag Port Trust (VPT) disse que o incêndio entrou em erupção na embarcação em HPLC’s Single Point Mooring, um terminal onde o petróleo é manuseado.

O departamento marítimo da VPT foi alertado sobre o acidente por volta das 11h25 e instalou quatro naves – Sea Lion Agile, Sea Lion Sentinel, Sardar Patel e Fire Float – para operações de resgate. Segundo a VPT, 13 da tripulação ficaram feridos e transferidos para o hospital e seis foram resgatados ilesos, mas não revelaram quantos faziam parte da tripulação.

O navio indiano da Guarda Costeira, Rani Rashmoni, que estava nas proximidades, foi enviado para coordenar as operações de resgate. A Guarda Costeira também implantou o Samudra Pheredar e o helicóptero C-432 para suporte. O Coastal Jaguar foi rebocado por um rebocador VPT para um local seguro longe do SPM.

Veja também