A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, anunciou que sua usina em Ouro Branco, Minas Gerais, alcançou a histórica marca de 100 milhões de toneladas de aço bruto produzidos, a planta é considerada a instalação mais importante da Gerdau e possui capacidade instalada para a produção anual de 4,5 milhões de toneladas de aço.
A usina de Ouro Branco conta com cerca de 8,5 mil colaboradores próprios e terceirizados, e deu início a sua operação em 1986. A empresa é líder na produção de aços longos nas Américas, além de ser uma das maiores fornecedoras mundiais de aços especiais, suas operações estão espalhadas em 10 países, empregando mais de 31 mil colaboradores.
Uma grande conquista para a Gerdau
A produtora de aço já possui 36 anos em operação, o empreendimento iniciou em 1986 por meio da Açominas adquirida posteriormente pela Gerdau, a planta de Ouro Branco tem 10.000.000 m², e produz diversos produtos em aço, tais como: placas, chapas grossas, blocos, bobinas laminadas, tarugos, perfis estruturais e fio-máquina, todos esses produtos atendem aos mercados de construção civil, automotivo, agrícola, energia, naval, ferroviário e muito mais.
A marca atingida pela usina é muito significativa para a equipe Gerdau, o diretor da usina Ouro Branco, Rafael Gambôa, afirmou que o marco reforça a relevância da usina para Minas Gerais e para o país.
O diretor contou ainda que a equipe tem muito orgulho de ser parte da maior unidade da Gerdau no mundo e de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do estado em que estão presentes.
Um marco possível através de investimentos
A usina de Ouro Branco vem se modernizando a cada ano através de inúmeros investimentos em expansão, atualização tecnológica, melhorias das práticas ambientais e de segurança.
Um dos investimentos na planta foi realizado em 2021 e visava ampliar a capacidade de laminação de bobinas a quente e de produção de perfis estruturais, outro investimento foi a adesão de um centro de monitoramento capaz de analisar os principais ativos/equipamentos estratégicos e antecipar possíveis problemas na produção.
A Gerdau é uma das maiores recicladoras do mundo, transformando anualmente mais de 11 milhões de toneladas de sucata em produtos siderúrgicos, reforçando o compromisso da empresa com um desenvolvimento sustentável nas regiões onde atua, um destaque da contribuição social da empresa é o programa Gerdau Germinar, iniciativa focada em alguns municípios que promove capacitação, rodas de conversa e iniciativas de conscientização ambiental.
Uma centenária da indústria metalúrgica
A Gerdau é uma centenária na indústria metalúrgica, a empresa já tem mais de 120 anos de existência e uma trajetória de sucesso, focada na qualidade de seus produtos e serviços e na excelência dos processos de gestão. Sua história teve início em 1901, quando o fundador abriu uma pequena fábrica de pregos em Porto Alegre chamada Pontas de Paris. Atualmente, a companhia possui operações industriais em 14 países com capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas de aço por ano.
A companhia possui 32 unidades produtoras de aço, 2 minas de minério de ferro, 250 mil hectares de base florestal (plantios de eucalipto e áreas de preservação) e cerca de 75 lojas da Comercial Gerdau, além de ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo, Nova York e Madri.