O gasoduto, que uma fonte do governo anteriormente estimada custaria US $ 2 bilhões, será executado a partir da província sulista de Neuquen para Salliquelo, uma cidade na província de Buenos Aires.
A Argentina abriu ma licitação para um novo gasoduto de US $ 2 bilhões do enorme campo de xisto Vaca Muerta, que, segundo a Secretaria de Energia do país, deve ser concluído em meados de 2021.
O gasoduto, que uma fonte do governo anteriormente estimada custaria US $ 2 bilhões, vai da província de Neuquen, no sul, até Salliquelo, uma cidade na província de Buenos Aires.
“Espera-se que no inverno de 2021 (no Hemisfério Sul) seja concluído, por isso estamos com pressa para sair do leilão”, disse Carlos Casares, subsecretário de hidrocarbonetos e combustível, à Petrosolgas na Argentina Oil, Gás e Energia em Buenos Aires.
“Qualquer investidor que ganhar a licitação receberá uma rota de fuga se o contexto econômico não permitir que ele seja construído”, disse ele, explicando que eles precisam levar em conta as próximas eleições que estão alimentando a incerteza política.
O presidente Mauricio Macri, que buscará a reeleição em outubro, está apostando no desenvolvimento de Vaca Muerta para reduzir as importações de energia e tornar o país um exportador líquido de hidrocarbonetos, criando uma nova fonte de renda em moeda estrangeira.
Vaca Muerta é uma formação não convencional de hidrocarbonetos do tamanho da Bélgica, que poderia abrigar uma das maiores reservas de hidrocarbonetos não convencionais do mundo.