A aquisição expandiria significativamente as operações da Energean no crescente centro de gás do leste do Mediterrâneo, com uma presença significativa na bacia marítima do Egito
A Energean, empresa especializada em perfuração de gás em Israel, anunciou nesta quinta-feira que vai comprar a unidade de petróleo e gás natural do grupo de energia italiana Edison por uma quantia inicial de US $ 750 milhões.
A aquisição expandiria significativamente as operações da Energean no crescente centro de gás do leste do Mediterrâneo, com uma presença significativa na bacia marítima do Egito.
A Energean disse que provavelmente pagará US $ 100 milhões adicionais depois que a produção de gás do campo de Cassiopea, no mar da Itália, começar, o que é esperado em 2022. A Reuters informou na quarta-feira que a Energean era a vanguarda para adquirir esses ativos.
A Energean espera que o grupo expandido produza mais de 140 kilobares de óleo equivalente por dia (kboed / d) em 2021, quando os projetos de desenvolvimento de Karish e Tanin entrarem em operação.
A perfuradora listada em Londres disse que o portfólio da Edison, que inclui ativos na Itália, Argélia, Croácia, Mar do Norte Britânico e Norueguês, bem como na Grécia, acrescenta uma produção líquida de juros de 69 kboed / d.
A Energean disse que financiará a consideração inicial do negócio por meio de um empréstimo de curto prazo de US $ 600 milhões e até US $ 265 milhões por meio de financiamento de capital.