Home NOTÍCIAS Problemas nas negociações! Petrobras desiste do projeto de venda do ativo Albacora para a companhia PetroRio

Problemas nas negociações! Petrobras desiste do projeto de venda do ativo Albacora para a companhia PetroRio

O projeto de venda do ativo Albacora está cancelado pela companhia Petrobras, após não entrar em acordo com a PetroRio. A petroleira não acredita que os valores acima dos já oferecidos sejam viáveis e desistiu do processo com a estatal brasileira.

by Redação Petrosolgas
O projeto de venda do ativo Albacora está cancelado pela companhia Petrobras, após não entrar em acordo com a PetroRio. A petroleira não acredita que os valores acima dos já oferecidos sejam viáveis e desistiu do processo com a estatal brasileira.

Com seu projeto de desinvestimento nos ativos de petróleo e gás natural em andamento, a Petrobras acaba de cancelar uma transação importante no setor. Trata-se do campo de Albacora, o qual passaria pelo processo de venda para a companhia PetroRio, mas continuará sendo mantida pela estatal. O anúncio foi realizado pelas empresas na última quinta-feira, (08/09), visto que não houve acordos entre as partes para um valor que se adequasse à necessidade de ambas. 

Petrobras e PetroRio não concordam nas negociações para a venda do campo Albacora e cancelam transação do ativo de óleo e gás

A estatal brasileira continua a todo vapor com seu plano de desinvestimento e concessão ao mercado privado dos seus ativos do ramo de combustíveis no mercado nacional, mas enfrenta alguns problemas. 

Isso, pois o projeto de venda do ativo Albacora, uma transação fortemente esperada para o segmento brasileiro, foi totalmente cancelado pela empresa. 

A transação aconteceria com a companhia petroleira PetroRio, a qual estava interessada em adquirir o campo e iniciar uma campanha de exploração dos combustíveis nos próximos anos. 

No entanto, um motivo muito válido acabou levando ao cancelamento do projeto de venda entre as empresas: divergências nos valores. 

Enquanto a estatal cobrou um valor acima do esperado para o campo de Albacora, a PetroRio não concordou com o processo e uma série de discordâncias quanto ao real valor do ativo levou ao cancelamento do negócio. 

“Apesar dos esforços de ambas as partes, não foi possível convergir para condições que refletissem a avaliação do ativo para a Petrobras”, diz a estatal em comunicado enviado à imprensa na última quinta-feira. 

Já a outra parte do processo disse que embora Albacora seja um ativo de grande potencial, não acredita que a transação com valores acima dos já oferecidos não incorporaria nem o retorno e nem o perfil de risco adequados para o projeto.

Como ficará a situação do ativo da Petrobras após o cancelamento da transação?

A transação do Albacora para a companhia PetroRio acabou não acontecendo como a Petrobras esperava, mas como a estatal seguirá com o seu ativo após o fim do projeto de venda? 

A resposta é simples e um tanto previsível, ela continuará com seus investimentos em exploração e produção de combustíveis na região. 

Segundo comunicado da empresa, ela dará continuidade ao projeto de revitalização de Albacora, localizado em águas profundas da Bacia de Campos, que contempla o desenvolvimento da produção do reservatório de Forno, no pré-sal de Albacora

Além disso, a estatal afirmou que o seu plano de investimentos prevê a contratação de uma nova plataforma do tipo FPSO  — um sistema flutuante que produz, armazena e transfere petróleo — para o campo em substituição às duas unidades de produção.

E quanto aos outros negócios com a PetroRio? Serão deixados de lado?

Após o anúncio do fim do projeto de venda do Albacora para a petroleira, a estatal afirmou que segue analisando o seu plano de desinvestimento no Brasil, e que os negócios paralelos com a empresa seguirão como o previsto. 

Trata-se do desinvestimento em curso do campo de Albacora Leste, cujo contrato de venda foi assinado com a PetroRio em 28 de abril deste ano.

As empresas então seguirão com os processos para a concessão do campo e a estatal poderá dar continuidade ao seu projeto de venda dos ativos no país.

Veja também