Home NOTÍCIAS Huisman desenvolve nova sonda de perfuração para ambientes agressivos com alternativa de energia eólica offshore

Huisman desenvolve nova sonda de perfuração para ambientes agressivos com alternativa de energia eólica offshore

A empresa holandesa Huisman, fornecedora de projetos e fabricação de equipamentos de construção pesada, desenvolveu um projeto de plataforma de perfuração semi-submersível para ambientes hostis, que pode ser alimentado com hidroeletricidade produzida em terra, mas também com turbinas eólicas flutuantes.

by Valdemar Medeiros
Huisman desenvolve nova plataforma de petróleo para ambientes agressivos com alternativa de energia eólica offshore

Ao anunciar o novo design nesta segunda-feira, 22, a empresa explicou que ele foi desenvolvido com o objetivo de tornar a extração de combustíveis fósseis o mais sustentável possível enquanto o mundo faz a transição para energia renovável. A Huisman destaca que está desenvolvendo inúmeras soluções para a transição de energia renovável, incluindo projetos para energia eólica offshore e onshore, bem como energia geotérmica. No entanto, para garantir a segurança energética durante a transição, a empresa continua a desenvolver “soluções cada vez mais sustentáveis ​​para a produção de energia convencional como seria o caso do petróleo”.

Empresa afirma que plataforma semi-submersível reduzirá significativamente as emissões e reduzirá custos

Exemplos da eficiência da plataforma incluem um sistema de perfuração robótica eletrificada de baixo arrasto que oferece velocidade consistente de operação, bem como um piso de perfuração compensado pelo movimento de heave capaz de operar em mares agitados. Isso resulta em maior produtividade e tempo de atividade da plataforma.

Juntamente com o sistema de energia híbrida com foco em sustentabilidade da sonda, incluindo sistemas de armazenamento de energia que armazenam energia regenerada, isso garante que as emissões possam ser reduzidas em 30 – 40% por poço, destaca a empresa.

A plataforma de petróleo é alimentada com hidroeletricidade produzida em terra, por meio de um cabo de energia de uma plataforma próxima. Alternativamente, pode ser alimentado por duas turbinas eólicas flutuantes, ancoradas ao lado da sonda. Ambas as soluções oferecem emissões extremamente baixas por poço. Com a inclusão de turbinas eólicas, a redução nas emissões pode ser aumentada para até 86%.

Gerente da Huisman se pronuncia

“Está claro que precisamos de uma solução intermediária enquanto fazemos a transição para as energias renováveis. E que, para que a Europa tenha, por enquanto, uma fonte de energia confiável, isso envolverá o consumo de petróleo e gás. Achamos importante que essa exploração das reservas de combustíveis fósseis seja feita da forma mais eficiente e limpa possível. É nossa visão impulsionar o crescimento da energia renovável ao mesmo tempo em que torna a extração de combustíveis fósseis mais sustentável”.

Veja também