Na segunda-feira, o Canal do Panamá recebeu seu 5.000º navio Neopanamax através da hidrovia, desde a abertura de suas eclusas expandidas em 2016.
O marco foi atingido por 13.345 TEU contentores COSCO Faith que transitaram para o sul do Atlântico para o Oceano Pacífico. O COSCO Faith faz parte do serviço Manhattan Bridge-AWE2 da Ocean Alliance, entre a Ásia e a costa leste dos EUA.
“O aumento constante nos trânsitos da Neopanamax reflete a confiança de nossos clientes na rota do Canal do Panamá”, disse o administrador do canal, Jorge L. Quijano.
Dos 5.000 navios Neopanamax que transitaram até hoje, 51% foram do segmento de contêineres. Os navios de gás liquefeito de petróleo constituem outros 26% e os portadores de gás natural liquefeito, um segmento relativamente novo do Canal do Panamá, representam 10%. A graneleiros secos e líquidos, transportadores de automóveis e navios de cruzeiro compõem os demais trânsitos, segundo dados da autoridade do canal.
O canal fechou o ano fiscal de 2018 com uma tonelagem recorde de 442,1 milhões de toneladas do Canal do Panamá (PC / UMS), representando um aumento de 9,5% em relação ao ano anterior.
Ao atingir esse número, o Canal do Panamá superou as projeções de carga de 429,4 milhões de toneladas de PC / UMS para o ano fiscal de 2018, bem como as 403,8 milhões de toneladas de PC / UMS registradas no ano fiscal de 2017.