Após assumir as operações do Polo Papa Terra na Bacia de Campos na última sexta-feira (23), a empresa 3R Petroleum finalizou a transação operacional, se tornando o segundo ativo offshore e o sétimo do portfólio a ser operado pela empresa. O campo é localizado a mais de 100 km da costa do estado do Rio de Janeiro e em águas profundas, sendo aprovado pela ANP com transferência de 62,5% em participações dos direitos de concessão sobre o Polo Papa Terra para a 3R Petroleum, subsidiaria na qual a empresa tem cerca de 85% de participação.
Quando o polo foi comprado em julho de 2021 perante o Programa de Desinvestimento da Petrobras, o CEO da empresa destaca que o polo Papa Terra é um ativo de suma importância e que fortalece a estratégia de ter um portfólio diversificado entre operações tanto offshore quanto onshore.
3R Petroleum assumirá todos os polos da Petrobras?
Segundo o CEO da 3R Petroleum, Ricardo Savini, com a conclusão da compra do ativo, a 3R Petroleum está há poucos passos de assumir integralmente todos os polos conseguidos pela Petrobras, deixando em evidência o compromisso da companhia com o desenvolvimento econômico, financeiro e social para com os stakeholders e acionistas.
A companhia possui só em participação líquida do ativo, mais de 50%, representando mais de 91 milhões de barris de óleo equivalente em reservas, e o volume dessas reservas provadas prováveis é de cerca de 172 milhões de barris de óleo equivalente para 100% do Polo de Papa Terra.
3R offshore adquire plataformas e FPSO’s
Com a transação dos ativos detidos pela Petrobras para a 3R Petroleum, a infraestrutura de produção e sistemas de submarino associados, tais como a P-61 e a P-63 que serão identificadas com 3R-2 e 3R-3 serão transferidas para a companhia de forma consecutiva.
O então identificado como 3R-2 é uma plataforma do tipo TLWP, a qual é única no país e teve suas atividades iniciadas lá em 2015.
Já o 3R-3 é um FPSO que tem capacidade de processamento instalado de até 140 mil barris por dia de petróleo e cerca de 1 milhão de metros cúbicos de gás natural, além de possuir oito anos de uso, a 3R-3 conta com uma capacidade de estocagem e processamento de óleo. As duas unidades estão nacionalizadas na conjuntura do REPETRO-SPED e em total operação.
Parceria entre a 3R offshore e Altera&Ocyan
A 3R offshore conta com uma parceria estratégica com a Altera&Ocyan, para realizar manutenção e operação das plataformas, segundo o membro do conselho da joint venture Altera&Ocyan, Jorge Mitidieri, o momento é de alegria e de comemoração, a 3R merece os parabéns pelo início das operações, realizando um novo marco entre a parceria entre as empresas, e se orgulha em ter sido escolhida pela 3R offshore para realizar os serviços de operação nas unidades de produção.
Para a Altera&Ocyan o momento marca um grande passo, a manutenção e operação dos ativos de outra empresa, abrangendo a meta de serviços que fornece ao mercado offshore.