Home ECONOMIA Yamaha anuncia investimento de mais de meio bilhão de reais no Brasil, visando expansão, geração de empregos e modernização das operações no país

Yamaha anuncia investimento de mais de meio bilhão de reais no Brasil, visando expansão, geração de empregos e modernização das operações no país

A Yamaha está planejando um investimento milionário no país. O aporte será voltado à melhorias em suas unidades, mudança da sede e geração de empregos.

by Marcelo Santos
Yamaha anuncia investimento de mais de meio bilhão de reais no Brasil, visando expansão, geração de empregos e modernização das operações no país

A Yamaha, primeira fabricante de motocicletas a se estabelecer no Brasil na década de 70, anunciou que planeja realizar um investimento milionário no país. Segundo a marca, o aporte de R$ 520 milhões será voltado a melhorias para a sua unidade de Manaus, iniciativas ambientais, inovações tecnológicas e à mudança da sede, localizada em Guarulhos, para São Paulo. 

Investimento da Yamaha promete gerar empregos

Segundo informações do site Webmotors, os investimentos da montadora de motocicletas serão distribuídos deste ano até 2025. Cerca de 80% do aporte é voltado à otimização e a expansão da capacidade de produção da fábrica em Manaus, com foco em projetos de redução das emissões de carbono.

Entre os objetivos estão o aprimoramento de processos produtivos internos e, ao lado dos fornecedores, a modernização dos projetos de tecnologia da informação, o estímulo a projetos de sustentabilidade e a otimização da logística. Durante 2023, serão realizados R$ 40 milhões para a mudança de sedes da Yamaha, gerando diversos empregos. Após mais de 50 anos, a sede administrativa não será mais em Guarulhos, e passará a ser no bairro Cidade Jardim (SP).

Anunciada no último ano, a mudança da sede administrativa da empresa de Guarulhos para a zona sul de São Paulo também será beneficiada com o investimento, que possibilitará a construção de uma estrutura mais dinâmica e moderna, adaptada ao sistema de trabalho híbrido e mais capacidade de agilidade e inovação para promover seu crescimento sustentável.

O centro logístico e a área de desenvolvimento de produtos permanecerão em Jandira (SP). As alterações focarão no acesso facilitado ao recebimento e embarque de materiais para Manaus. A Yamaha afirma que a cidade foi selecionada por possuir um rápido acesso ao embarque de materiais para a fábrica de Manaus, o que permitirá melhorar a distribuição de peças e acessórios à rede de concessionárias.

Investimento da Yamaha Marca um novo Ciclo

Segundo o Presidente do Grupo Yamaha do Brasil, Osamu Kobayashi, apesar das dificuldades encontradas nos últimos anos, o mercado brasileiro de motocicletas permanece expandindo sustentadamente.

Os investimentos, além de gerar empregos, marcam um novo ciclo visando reforçar o compromisso com o país. Durante a pandemia, em 2021, a Yamaha atingiu um recorde de participação no mercado em 28 anos. Segundo dados da Fenabrave, no período em questão, atingiram 17,4% do total de vendas em todo o Brasil.

Outros dados apontam crescimento considerável durante os últimos 5 anos, partindo de 13,70% para 15,2%. A Honda, outro grande nome do setor, registrou recuo de 80% para 78,8% durante o ano em questão. O Grupo Yamaha do Brasil gera empregos, atualmente, para cerca de 10 mil pessoas, sendo 4,5 mil funcionários e 5,5 mil colaboradores na rede de 517 concessionárias e pontos de venda em todo o Brasil.

A Yamaha

Quando a Yamaha surgiu no Japão em 1955, já havia mais de 100 montadoras de motocicletas no país. Isso motivou seu fundador, Genichi Kawakami, a querer desenvolver as melhores motos, com os preceitos de qualidade e inovação pulsando na alma para melhor satisfazer o cliente.

Foi desta forma que conquistou logo de cara posições de liderança em competições importantes de motociclismo e foi aprimorando seus produtos.

A Yamaha está presente em cerca de 200 países e produz uma diversa gama de soluções como motos para neve, carros de golfe, quadriciclos, bicicletas elétricas, piscinas, helicóptero de controle remoto, geradores e muito mais. No Brasil, o Grupo chegou em 1970, como a primeira fabricante de motocicletas do país.

Veja também